Proteção Civil alerta para risco de cheias e deslizamentos devido a mau tempo

18 de Janeiro 2025

A Proteção Civil emitiu um aviso à população para a possibilidade de cheias, deslizamentos de terra, estradas escorregadias e acidentes da orla costeira devido ao agravamento do estado do tempo em Portugal continental a partir de domingo.

Segundo o aviso, que cita informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a chuva regressará no domingo, sendo por vezes forte na segunda e terça-feira, em especial nas regiões Centro e Sul. O vento será intenso no litoral e nas terras altas.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) acrescenta que pode cair neve no domingo nas serras do Norte e Centro e agitação marítima no litoral a partir de terça-feira.

Face às previsões meteorológicas, a ANEPC avisa para a possibilidade de inundações em zonas urbanas, por obstrução dos sistemas de escoamento ou por galgamento costeiro, de cheias, devido ao transbordo do leito de rios ou ribeiras, de derrocadas ou deslizamentos de terras, de piso escorregadio das estradas, de acidentes na orla costeira, de desconforto térmico devido à intensidade do vento e de desprendimento de estruturas móveis ou arrastamento de objetos soltos.

A ANEPC recomenda, como prevenção, a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas das chuvas, a fixação adequada de andaimes, painéis publicitários e outras estruturas, a adoção de uma condução defensiva, com a redução da velocidade.

A Proteção Civil adverte para o “especial cuidado na circulação na orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros”, evitando a permanência nestes sítios.

As pessoas devem ainda abster-se nestes dias de fazer pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, estacionar viaturas muito próximo da orla marítima e atravessar zonas inundadas para “precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas”.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Um terço dos portugueses desconhece direito a segunda opinião médica

Trinta por cento dos cidadãos inquiridos num estudo pioneiro não sabem que podem solicitar uma segunda opinião médica. O desconhecimento dos direitos na saúde é particularmente preocupante entre doentes crónicos, que são quem mais necessita de navegar no sistema

Internamentos sociais disparam 83% em dois anos e custam 95 milhões ao SNS

A taxa de internamentos considerados inapropriados – situações que poderiam ser tratadas em ambiente não hospitalar – cresceu quase 20% nos últimos dois anos. Os custos associados a estas permanências dispararam 83%, pressionando a sustentabilidade financeira do sistema de saúde e revelando falhas na articulação com a rede social

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights