Antiga e atual bastonários dos enfermeiros começam hoje a ser julgados

20 de Janeiro 2025

O atual bastonário dos enfermeiros, Luís Filipe Barreira, e a antecessora, Ana Rita Cavaco, começam hoje a ser julgados, em Lisboa, por suspeita de, com outros 11 arguidos, terem desviado milhares de euros da Ordem, em 2016.

Em causa está o recebimento de mais de 63 mil euros em ajudas de custo por viagens no âmbito da atividade da Ordem dos Enfermeiros (OE) que, segundo a acusação do Ministério Público (MP), não terão sido realizadas.

Luís Filipe Barreira, à frente da associação profissional desde dezembro de 2023, era à data vice-presidente do Conselho Diretivo da OE, e terá obtido indevidamente 5.432,80 euros.

Ana Rita Cavaco cumpria o primeiro de dois mandatos (2016-2023) enquanto bastonária e, segundo a mesma fonte, terá auferido sem justificação 10.631,16 euros.

Na contestação apresentada em tribunal, a ex-bastonária e o atual admitem “um certo desleixo, falta de rigor ou amadorismo” no preenchimento das declarações de despesas, mas refutam a prática dos crimes de peculato e falsificação de documento que lhes são imputados.

O início do julgamento está agendado para as 09:30 no Tribunal Central Criminal de Lisboa. A primeira sessão destina-se ao interrogatório dos arguidos que pretendam prestar declarações.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Formação em Medicina Interna marca celebração de dezembro

A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna assinala em dezembro o Mês da Medicina Interna, dedicado este ano à formação. O Centro de Formação em Medicina Interna celebra uma década com mais de 15 mil participantes e lança o catálogo para 2026

Curso para farmacêuticos foca saúde íntima da mulher

A Associação Portuguesa de Farmácias de Plantas e Ciências lança um ciclo de formações em 2026 para farmacêuticos. O objetivo é aprofundar o seu papel no acompanhamento da saúde da mulher, começando pelas vulvovaginites.

Madeira diz não a sala de consumo assistido de drogas

A Assembleia Legislativa da Madeira rejeitou, esta quarta-feira, um projeto do PS que recomendava ao Governo Regional a realização de um estudo para uma unidade de consumo vigiado de drogas. A proposta, apoiada por JPP e IL, foi travada pela maioria PSD/CDS-PP e pelo Chega

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights