Serviço de Atendimento Complementar em Amares entra hoje em funcionamento

25 de Janeiro 2025

A Unidade Local de Saúde de Braga (ULS Braga) inaugurou, esta manhã, o novo Serviço de Atendimento Complementar (SAC) no centro de saúde de Amares, que está em funcionamento desde as 9h00 de hoje, sábado.

Esta nova oferta de cuidados de saúde, fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal de Amares e a ULS Braga, visa garantir uma resposta mais célere e próxima às necessidades da população de Amares, nomeadamente em situações de doença aguda que surjam fora do horário normal de funcionamento das unidades de saúde locais.

“O SAC de Amares representa um passo importante na melhoria da qualidade e acessibilidade aos cuidados de saúde prestados à população. Com este serviço, reforçamos a nossa presença no território e garantimos uma resposta mais rápida e eficaz às necessidades dos utentes, especialmente em situações de urgência”, destaca Domingos Sousa, Presidente do Conselho de Administração da ULS Braga.

O SAC de Amares funcionará aos sábados, domingos e feriados, entre as 9h00 e as 13h00, e contará com uma equipa dedicada composta por 1 médico e 1 enfermeiro. Os cuidados prestados englobam tratamentos de enfermagem que exijam cuidados inadiáveis, por referência de um profissional de saúde.

“A abertura do SAC em Amares é uma medida de grande importância para a população. Este serviço permite-nos estar mais próximos dos nossos utentes, oferecendo cuidados de saúde de qualidade quando mais precisam. É com grande satisfação que vemos este projeto tornar-se uma realidade”, sublinha Rui Macedo, Diretor Clínico para os Cuidados de Saúde Primários da ULS Braga.

O atendimento no SAC será feito por referenciação direta da Linha SNS24. “A porta de entrada no SNS continua a ser a Linha SNS24, ou o 112 para casos urgentes, pelo que os utentes devem ligar antes de se deslocarem ao SAC de Amares e a qualquer outro serviço da ULS Braga, para garantir uma resposta adequada, sem prejuízo para si”, reforça Rui Macedo.

A abertura do SAC de Amares é uma das medidas da ULS Braga integrada no compromisso em garantir uma prestação de cuidados de saúde de excelência e de proximidade, contribuindo para uma melhoria contínua da saúde e bem-estar da população da sua área de abrangência.

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Álvaro Santos Almeida: “Desafios globais da saúde na próxima década”

Álvaro Santos Almeida, Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde, destacou hoje, no Cascais International Health Forum 2025 os principais desafios globais da saúde para a próxima década, com ênfase no envelhecimento populacional, escassez de profissionais e a necessidade de maior eficiência no setor.

Boletim Polínico: um guia essencial para os doentes alérgicos

Elaborado pela Rede Portuguesa de Aerobiologia (RPA) – um serviço da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) para a comunidade – “o Boletim Polínico pode ajudar os doentes alérgicos a estarem mais atentos e alerta sobre as épocas de polinização das plantas a que são alérgicos e, como tal, tomarem as devidas precauções e seguirem os conselhos dos imunoalergologistas que os acompanham na gestão da doença”, refere Cláudia Penedos, da SPAIC.

Giovanni Viganò: “Itália como laboratório para inovar e implementar reformas no envelhecimento populacional”

Giovanni Viganó, consultor sénior e perito em políticas públicas no Programma Mattone Internazionale Salute (ProMIS), destacou no Cascais International Health Forum 2025 os desafios do envelhecimento populacional e a gestão de doenças crónicas, sublinhando a necessidade de políticas inovadoras e sustentáveis para garantir a viabilidade dos sistemas de saúde em países como Itália e Portugal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights