António Maia Gonçalves é o novo coordenador do Plano do Envelhecimento Ativo

27 de Janeiro 2025

O médico António Maia Gonçalves é o novo coordenador do Plano de Ação do Envelhecimento Ativo e Saudável 2023-2026, substituindo Nuno Marques, afastado de funções no final do ano passado. Num despacho publicado hoje em Diário da República, o Governo assume a necessidade de dar “uma nova orientação e visão” à coordenação do plano, que irá integrar a nova Estratégia para a Longevidade que está a ser preparada.

Numa nota enviada no inicio de janeiro à agência Lusa, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) explicou que o Plano de Ação do Envelhecimento Ativo estava a ser revisto e reavaliado para que possa ser ampliado e tornar-se “mais abrangente”.

“Será criada uma estratégia para a longevidade onde o plano se irá integrar. A nova orientação resulta da necessidade de dar uma resposta mais holística, que olhe para a pessoa no seu todo e que a prepare para um envelhecimento com saúde”, justificou na altura o ministério.

No despacho hoje publicado em Diário da República, assinado pelas ministras da Saúde, Ana Paula Martins, e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Rosário Palma Ramalho, o Governo sublinha a necessidade de uma Estratégia para a Longevidade, “com políticas integradas e que sejam capazes de dar respostas diversas de acordo com as diferentes fases do ciclo de vida das pessoas”.

Acrescenta ainda que será a secretaria-geral do MTSSS a assegurar o apoio logístico, administrativo e financeiro necessário ao desenvolvimento da atividade da coordenação nacional do Plano de Ação do Envelhecimento Ativo e Saudável.

António Maia Gonçalves é licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, especialista em Medicina Interna e doutorado em Bioética.

O responsável é atualmente coordenador da Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente e do Serviço de Medicina Interna na Casa de Saúde da Boavista, no Porto.

Entre 2020 e 2024 foi membro da direção executiva e diretor clínico da UNILABS-Portugal, que faz diagnóstico clínico integrado e com analises e diversos exames. A oferta de serviços da empresa abrange áreas como as análises clínicas, Cardiologia, Gastrenterologia, Genética Médica, Medicina Nuclear e Radiologia.

Na última entrevista que deu à agência Lusa, em agosto de 2024, o anterior coordenador do Plano, Nuno Marques, que deveria manter-se até 2026, assumia que as medidas prioritárias eram o lançamento da aplicação prevenção, os transportes para acesso à saúde, a identificação dos idosos mais vulneráveis e o reforço do Complemento Solidário para Idosos.

Num balanço do plano, Nuno Marques apontava igualmente como medida estruturante a criação do centro de competências de envelhecimento ativo, com sede em Loulé, e uma equipa específica a trabalhar as medidas do plano de forma contínua e com polos em todos os distritos.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cólera mata 17 pessoas em Angola em 24 horas

O número de casos de cólera em Angola continua a aumentar, totalizando 7.284 desde 07 de janeiro, com mais 165 registos e 17 mortes nas últimas 24 horas, o maior número desde o início do surto.

Entrevista exclusiva: Dulce Bouça revela o sucesso do projeto RIPA

O projeto RIPA, uma abordagem inovadora no tratamento das perturbações do comportamento alimentar em Portugal, tem apresentado resultados promissores. Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, a Psiquiatra Coordenadora Dulce Bouça destaca o sucesso do modelo de Hospital de Dia, que evita o internamento tradicional e prioriza a manutenção das ligações familiares e sociais, com 90% das participantes a evitarem agravamento ou internamento.

Erica Nishimura: Desvendando novos horizontes na terapia da diabetes

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Erica Nishimura (na imagem), vice-presidente científica para a área da Diabetes, Obesidade e MASH (acumulação de gordura no fígado) no Departamento de Investigação e Desenvolvimento Precoce na Novo Nordisk, partilha insights sobre os avanços revolucionários no tratamento da diabetes. Desde análogos de insulina sensíveis à glucose até terapias semanais, Nishimura revela como estas inovações estão a transformar a gestão da doença

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights