Angola sem registo de óbitos por cólera nas últimas 24 horas

28 de Janeiro 2025

Angola não registou mortes por cólera nas últimas 24 horas, período em que notificou 72 novos casos da doença, segundo o último boletim do Ministério da Saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, desde o início do surto foram reportados 1.153 casos, dos quais 789 na província de Luanda, capital do país, o epicentro da doença, afetando pessoas entre os 2 e os 100 anos, maioritariamente do sexo feminino (51%).

Desde o início do surto foi registado um total de 45 óbitos, dos quais 32 em Luanda, oito na província do Bengo e cinco na província de Icolo e Bengo.

O grupo mais afetado é dos 2 aos 5 anos, com 191 casos e seis óbitos, seguindo-se a faixa etária entre 10 e 14 anos, com 155 casos e três óbitos.

Além de Luanda, o surto atinge também as províncias do Bengo, Icolo e Bengo, Malanje, Huambo e Huíla, as três últimas regiões sem registo de óbitos.

O Ministério da Saúde tem vindo a apelar e a sensibilizar a população para cumprir com as medidas de prevenção, como a utilização de água fervida ou tratada com cinco gotas de lixívia para beber, e também que, em caso de diarreia e vómitos, “procure imediatamente um centro de tratamento de cólera ou uma unidade de saúde mais próxima”.

As autoridades sanitárias angolanas identificaram o surto de cólera, doença contagiosa, no início deste mês, no bairro Paraíso, município de Cacuaco, a cerca de 20 quilómetros do centro de Luanda.

NR/HN/Lusa

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

CUF abre novo hospital no Barreiro

O Hospital CUF Barreiro abre as portas em 2028, com um investimento de 55 milhões de euros. Vai aumentar o acesso a cuidados de saúde diferenciados na região e criar mais de 300 postos de trabalho.

KIMMTRAK aprovado em Portugal para tratamento de melanoma uveal

A Immunocore anuncia a aprovação do financiamento público de KIMMTRAK (tebentafusp) em Portugal para o tratamento de adultos com melanoma uveal irressecável ou metastático, positivos para HLA-A*02:01. Este medicamento é a primeira opção terapêutica aprovada para esta condição rara e agressiva.

Caminhada solidária em cascais alerta para o mieloma múltiplo

No dia 29 de março, a Associação Portuguesa Contra a Leucemia organiza a 1ª Caminhada pelo Mieloma Múltiplo em Cascais, com o objetivo de sensibilizar a população sobre esta doença silenciosa e promover um estilo de vida saudável. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 25 de março.

Papilocare®: Nova Esperança no Combate ao HPV

No Dia Mundial da Prevenção do Cancro do Colo do Útero, a Procare Health apresentou resultados do estudo Paloma 2, confirmando a eficácia do gel vaginal Papilocare® em eliminar o HPV e regredir lesões cervicais de baixo grau.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights