Operação europeia apreende 11,1 ME de medicamentos falsificados

30 de Janeiro 2025

Medicamentos falsificados no valor de 11,1 milhões de euros foram apreendidos em 2024, no âmbito de uma operação europeia que levou à detenção ou acusação de 418 pessoas, anunciou hoje a Europol.

Estes são alguns dos resultados preliminares da operação SHIELD V, desenvolvida entre abril e novembro de 2024 e que juntou autoridades policiais, judiciais, alfandegárias, médicas e de antidoping de 30 países no combate ao tráfico de medicamentos falsificados e substâncias dopantes ilícitas.

Segundo a Europol, agência europeia que coordenou a operação, foram ainda investigados 52 grupos de crime organizado, desmantelados quatro laboratórios e apreendidas 426.016 embalagens ilegais de produtos farmacêuticos, 4.111 quilos de matéria-prima, 174.968 frascos e ampolas e mais de 4,6 milhões de comprimidos e pílulas.

Com sede em Haia, nos Países Baixos, a Europol apoia os Estados-membros na prevenção e luta contra formas graves de criminalidade internacional e organizada, cibercriminalidade e terrorismo.

Em comunicado, a Europol alertou que o crime farmacêutico tem um impacto direto na saúde e segurança públicas, afetando consumidores, comunidades e sistemas nacionais de saúde, e gerando “enormes perdas financeiras para empresas legítimas”.

Segundo referiu, a comercialização de medicamentos falsificados está a aumentar da União Europeia, com as redes sociais e os mercados online, incluindo a `dark web´, a assumirem-se como centrais para a transação desses produtos.

“Essas plataformas fornecem vários graus de anonimato e têm como alvo públicos amplos, tornando desafiador identificar os criminosos envolvidos”, reconheceu ainda a Europol, ao adiantar que redes de crime organizado são responsáveis pela venda de produtos farmacêuticos de baixa qualidade, rotulados incorretamente ou falsificados e desviados das cadeias legais de distribuição.

A operação SHIELD foi liderada por um grupo composto por autoridades policiais francesas, gregas, italianas e espanholas.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cólera mata 17 pessoas em Angola em 24 horas

O número de casos de cólera em Angola continua a aumentar, totalizando 7.284 desde 07 de janeiro, com mais 165 registos e 17 mortes nas últimas 24 horas, o maior número desde o início do surto.

Entrevista exclusiva: Dulce Bouça revela o sucesso do projeto RIPA

O projeto RIPA, uma abordagem inovadora no tratamento das perturbações do comportamento alimentar em Portugal, tem apresentado resultados promissores. Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, a Psiquiatra Coordenadora Dulce Bouça destaca o sucesso do modelo de Hospital de Dia, que evita o internamento tradicional e prioriza a manutenção das ligações familiares e sociais, com 90% das participantes a evitarem agravamento ou internamento.

Erica Nishimura: Desvendando novos horizontes na terapia da diabetes

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Erica Nishimura (na imagem), vice-presidente científica para a área da Diabetes, Obesidade e MASH (acumulação de gordura no fígado) no Departamento de Investigação e Desenvolvimento Precoce na Novo Nordisk, partilha insights sobre os avanços revolucionários no tratamento da diabetes. Desde análogos de insulina sensíveis à glucose até terapias semanais, Nishimura revela como estas inovações estão a transformar a gestão da doença

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights