ESEnfC e ULS de Coimbra investem 40.000 euros em investigação clínica conjunta

4 de Fevereiro 2025

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e a Unidade Local de Saúde de Coimbra assinaram um acordo de parceria para financiar projetos conjuntos de investigação clínica, visando promover a inovação e melhorar os cuidados e o ensino em Enfermagem.

A Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC) e a Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra firmaram hoje um acordo de parceria inovador que promete impulsionar a investigação clínica na área da Enfermagem. As duas instituições comprometeram-se a investir um total de 40.000 euros em projetos de investigação conjuntos, com cada entidade a contribuir com metade deste montante.

Este acordo, assinado pelos presidentes Fernando Amaral da ESEnfC e Alexandre Lourenço da ULS de Coimbra, estabelece uma cooperação científica e humana por tempo indeterminado. O objetivo principal é fomentar projetos inovadores com uma dimensão multidisciplinar, cujos resultados beneficiem não só os utentes, mas também a comunidade académica e a sociedade em geral.
A parceria visa ainda aproximar os cuidados de saúde primários e hospitalares ao meio académico, promovendo a troca de experiências, perfis e especializações entre profissionais. Esta iniciativa permitirá a criação de equipas mistas, compostas por profissionais de ambas as instituições, que poderão submeter os seus projetos de investigação a um concurso que será lançado em breve.

Fernando Amaral, Presidente da ESEnfC, enfatizou a importância desta colaboração, afirmando que “o desenvolvimento da investigação tem de ser realizado a partir das situações reais, para que se possa passar da exemplaridade à regularidade das ações”. Ele sublinhou ainda que a aproximação da academia aos contextos práticos é indispensável para o avanço da investigação em Enfermagem.

Por sua vez, Alexandre Lourenço, Presidente da ULS de Coimbra, destacou que esta parceria está alinhada com a missão da instituição de prestar cuidados de saúde integrados e de elevada qualidade, centrados nas pessoas. Ele acrescentou que “fomentar a investigação em cuidados de Enfermagem é fundamental para concretizarmos essa missão e reforçarmos a nossa visão de sermos a unidade de saúde portuguesa com melhor serviço ao cidadão, inovação na prestação de cuidados, e satisfação profissional”.

PR/HN/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

A ética da verdade em tempos de desinformação

Abel García Abejas, Médico
MGF Cuidados Paliativos; Doutorando em Medicina, Docente de Bioética na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior

Sindicato de Enfermeiros anuncia adesão à greve geral

Os enfermeiros vão aderir à greve geral em 11 de dezembro, em protesto contra o Acordo Coletivo de trabalho proposto pela tutela e o Pacote Laboral, que dizem precarizar contratos e retirar benefícios, anunciou hoje o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses.

FNAM critica mudança do conceito de SNS e adere à greve geral de 11 de dezembro

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) realizou o seu XIV Congresso em Viana do Castelo, nos dias 15 e 16 de novembro, reunindo mais de uma centena de participantes. Durante o encontro, foram debatidas e reafirmadas as prioridades estratégicas para a defesa da carreira médica e para a preservação de um Serviço Nacional de Saúde (SNS) público, universal, de qualidade e próximo da população. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights