Portugal prevê 71 mil novos casos de cancro em 2025: Cirurgia robótica na vanguarda do tratamento

4 de Fevereiro 2025

Portugal enfrenta um aumento nos casos de cancro, com previsão de 71 mil novos diagnósticos em 2025. A cirurgia robótica emerge como aliada crucial no tratamento, oferecendo maior precisão e melhores resultados para os pacientes.

Portugal enfrenta um aumento significativo nos casos de cancro, com estimativas apontando para mais de 71 mil novos diagnósticos em 2025. Esta projeção representa um crescimento de 2,2% em relação aos 69.567 casos registados em 20221. O cancro colorretal lidera as estatísticas como a patologia oncológica mais incidente no país, seguido pelo cancro da mama e da próstata.

A cirurgia robótica emerge como uma ferramenta crucial no combate ao cancro, oferecendo vantagens significativas em termos de precisão, segurança e recuperação dos pacientes. Em 2024, mais de 25 mil cirurgias robóticas foram realizadas na Península Ibérica utilizando o sistema da Vinci, com previsões de um aumento de 25% para este ano.

Especialistas destacam os benefícios da cirurgia robótica em diversas áreas oncológicas. Na ginecologia, o Dr. Henrique Nabais, Diretor da Unidade Multidisciplinar de Ginecologia Oncológica do Centro Clínico Champalimaud, ressalta a eficácia desta abordagem no tratamento do cancro do endométrio e do ovário em estágios iniciais.

Na urologia, o Dr. David Subirá, Coordenador de Urologia do Hospital CUF Tejo, enfatiza os resultados positivos em cirurgias de próstaticas.

PR/HN/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Federação apela à dádiva de sangue em época festiva

A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) alertou hoje a população para a importância de doar sangue especialmente na época festiva, quando as necessidades aumentam e a disponibilidade de dadores diminui.

Nova plataforma do i3S acelera a medicina de precisão em oncologia pediátrica

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) criaram organoides que mimetizam tumores cerebrais pediátricos, permitindo “identificar os fármacos mais adequados” e desenvolver “terapias mais eficazes e menos tóxicas”, foi hoje divulgado.

ULS Almada-Seixal à apela à dádiva urgente de sangue

A Unidade Local de Saúde Almada-Seixal (ULSAS), no distrito de Setúbal, fez um apelo à comunidade no sentido da dádiva urgente de sangue, por ter as reservas do tipo sanguíneo O+ “em nível critico”.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights