Hospital de Braga com mais cirurgias, consultas e partos no primeiro ano da ULS

5 de Fevereiro 2025

O Hospital de Braga registou, em 2024, um “aumento significativo” na prestação de cuidados de saúde, com mais cirurgias, mais consultas, mais partos e mais exames, foi hoje anunciado.

No primeiro ano após a integração na Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga, aquele hospital realizou um total de 567.249 consultas, um aumento de 36 mil face a 2023.

“Das 36 mil consultas realizadas a mais, 10 mil foram primeiras consultas”, sublinha a ULS, num comunicado de balanço do seu primeiro ano de atividade.

O volume de cirurgias também registou um acréscimo, subindo para 45.094, mais 1.692 do que no ano anterior. “Este aumento reforça a capacidade da unidade hospitalar em proporcionar soluções eficazes para os utentes, reduzindo tempos de espera e garantindo melhor qualidade de vida”, sublinha a ULS.

No que diz respeito à atividade do Hospital de Dia Médico (HDM), foram realizadas 89.630 sessões de tratamento, um crescimento de 5.247 face a 2023.

Para a ULS, estes números evidenciam o investimento na proximidade dos cuidados de saúde e na “resposta inovadora” às necessidades dos utentes.

A ULS destaca ainda que, em 2024, este serviço realizou o seu primeiro ano de tratamento à paramiloidose.

O Serviço de Urgência contabilizou 213.454 atendimentos, um “ligeiro aumento” de 250 situações face ao ano anterior.

“Importa referir que, em dezembro de 2024, a ULS Braga aderiu ao projeto “Ligue Antes, Salve Vidas”, que tem permitido reduzir o número de situações não urgentes neste serviço. Em média, o Hospital de Braga tem recebido menos 50 doentes por dia”, ressalva o comunicado.

O número de partos também registou uma “subida significativa”, com 2.816 nascimentos, mais 211 do que no ano anterior.

“Os dados de 2024 voltam, assim, a aproximar-se dos números registados em 2022, após uma ligeira redução no ano passado”, diz a ULS.

Por fim, foram realizados 4.800.266 exames de diagnóstico, mais 218.829 comparativamente a 2023, “evidenciando o investimento na modernização e na melhoria dos serviços de diagnóstico e terapêutica do Hospital de Braga”.

Este balanço reflete o compromisso da ULS Braga em proporcionar um serviço de saúde de excelência, apostando na integração e na melhoria contínua dos cuidados prestados à comunidade”, lê-se ainda no comunicado.

Acrescenta que a integração do hospital na ULS Braga “tem sido um processo de sucesso, assente numa gestão eficiente e integrada dos recursos, com impacto direto na qualidade do atendimento aos utentes”.

Para o presidente do conselho de administração da ULS Braga, Domingos Sousa, a integração do hospital na ULS “beneficiou a região”.

“O crescimento registado em diversas áreas demonstra o sucesso deste modelo de gestão e reforça o compromisso de continuar a investir na melhoria dos serviços prestados à população”, referiu.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

FNAM alerta: Decreto-Lei das urgências regionais ameaça cuidados de proximidade

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) denuncia que o Decreto-Lei recentemente publicado pelo governo de Montenegro, que trata da concentração das urgências regionais, representa um ataque aos cuidados de proximidade aos cidadãos e coloca em risco grávidas, recém-nascidos e utentes em todo o país.

Correia de Campos apela ao PS: votem em Gouveia e Melo

Num discurso inflamado em Oeiras, o antigo ministro socialista Correia de Campos apelou aos eleitores do PS para rejeitarem a disciplina partidária e votarem no candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo

CPAS mantém regime obrigatório e afasta hipótese de adesão à Segurança Social

A Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores não permitirá a transferência dos seus beneficiários para a Segurança Social. O presidente reeleito, Victor Alves Coelho, justificou que uma saída em massa poria em risco o pagamento das pensões atuais. Foram anunciadas novas medidas de flexibilidade contributiva

Cova da Beira reduz em 88% as cirurgias com espera superior a um ano

A Unidade Local de Saúde da Cova da Beira resolveu 96% das cirurgias pendentes do final de 2024 e reduziu em 88% o número de utentes que esperavam há mais de um ano por intervenção. A lista global de espera cirúrgica diminuiu 27% durante 2025, apesar do ingresso de mais de 2.300 novos casos.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights