Município de Alcochete vai apoiar 120 idosos na compra de medicamentos

6 de Fevereiro 2025

A Câmara Municipal de Alcochete, no distrito de Setúbal, vai apoiar 120 idosos carenciados do concelho na compra de medicamentos, afetando para a medida uma verba de 24 mil euros.

A medida foi aprovada por unanimidade na reunião de câmara realizada na quarta-feira.

Segundo a autarquia, as candidaturas para o Programa de Comparticipação de Medicamentos a Idosos Carenciados (PCMIC) no ano de 2025 começam hoje a terminam em 07 de março.

O município de Alcochete, no distrito de Setúbal, prevê que em 2025 estejam mais pessoas em condições de ter acesso a este programa, por isso aprovou a atribuição deste apoio a 120 idosos, com a afetação de 24.000 euros para uma comparticipação anual no valor máximo de 200 euros por pessoa.

Em 2024, de acordo com dados da autarquia, o PCMIC contou com 80 inscrições aprovadas de pessoas idosas em situação de carência económica, às quais correspondeu um investimento de 16.828,19 euros.

“Esta proposta é motivo de orgulho, porque estamos a ser solução para as dificuldades dos idosos. A câmara assume este encargo no valor não comparticipado pelo Estado”, disse o presidente da autarquia

O PCMIC tem como principal objetivo promover a igualdade social, contribuir para a melhoria da qualidade de vida e saúde dos idosos e promover a longevidade deste grupo etário mais vulnerável, proporcionando a possibilidade de aquisição deste bem de primeira necessidade que é a medicação.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cólera mata 17 pessoas em Angola em 24 horas

O número de casos de cólera em Angola continua a aumentar, totalizando 7.284 desde 07 de janeiro, com mais 165 registos e 17 mortes nas últimas 24 horas, o maior número desde o início do surto.

Entrevista exclusiva: Dulce Bouça revela o sucesso do projeto RIPA

O projeto RIPA, uma abordagem inovadora no tratamento das perturbações do comportamento alimentar em Portugal, tem apresentado resultados promissores. Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, a Psiquiatra Coordenadora Dulce Bouça destaca o sucesso do modelo de Hospital de Dia, que evita o internamento tradicional e prioriza a manutenção das ligações familiares e sociais, com 90% das participantes a evitarem agravamento ou internamento.

Erica Nishimura: Desvendando novos horizontes na terapia da diabetes

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Erica Nishimura (na imagem), vice-presidente científica para a área da Diabetes, Obesidade e MASH (acumulação de gordura no fígado) no Departamento de Investigação e Desenvolvimento Precoce na Novo Nordisk, partilha insights sobre os avanços revolucionários no tratamento da diabetes. Desde análogos de insulina sensíveis à glucose até terapias semanais, Nishimura revela como estas inovações estão a transformar a gestão da doença

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights