Casa Branca prepara corte de milhares de postos de trabalho no setor da saúde

7 de Fevereiro 2025

A Casa Branca está a preparar uma ordem executiva para cortar milhares de postos de trabalho no Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (HSS, na sigla em inglês).

A informação é avançada pelo The Wall Street Journal (WSJ), que cita fontes próximas ao processo.

A ordem executiva exige que a Food and Drug Administration (FDA), que analisa e aprova os medicamentos, os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), bem como outras agências de saúde norte-americanas tenham que cortar uma percentagem não especificada de funcionários.

Segundo o WSJ, a ordem poderá avançar já na próxima semana, após os trabalhadores afetados terem tido a oportunidade de aceitar uma indemnização, ainda que o conteúdo do documento ainda não esteja finalizado.

Segundo o mesmo jornal, o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos será o mais afetado, dado que emprega mais de 80.000 pessoas. Este departamento inclui os Institutos Nacionais de Saúde, os serviços Medicare (seguro de saúde americano dirigido a pessoas com 65 anos ou mais e a jovens com deficiência)e Medicaid (programa de saúde social dos Estados Unidos para famílias e indivíduos de baixos rendimentos e recursos limitados), a FDA e o CDC.

O WSJ refere ainda que foi pedido aos funcionários das agências que preparassem listas que distinguissem os trabalhadores essenciais em regime probatório – que devem ser mantidos – dos trabalhadores que não desempenham essas funções.

De acordo com o jornal norte-americano, os funcionários federais têm de decidir se aceitam a proposta de indemnização, contudo, até agora mais de 40.000 funcionários optaram por não aceitar o acordo.

A Casa Branca poderá mudar de ideias quanto a avançar com estes planos, uma vez que negou, hoje, que essa ordem esteja a caminho.

Além disso, um juiz federal bloqueou hoje temporariamente o plano de Trump, que visa oferecer incentivos financeiros aos funcionários que se demitam.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cólera mata 17 pessoas em Angola em 24 horas

O número de casos de cólera em Angola continua a aumentar, totalizando 7.284 desde 07 de janeiro, com mais 165 registos e 17 mortes nas últimas 24 horas, o maior número desde o início do surto.

Entrevista exclusiva: Dulce Bouça revela o sucesso do projeto RIPA

O projeto RIPA, uma abordagem inovadora no tratamento das perturbações do comportamento alimentar em Portugal, tem apresentado resultados promissores. Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, a Psiquiatra Coordenadora Dulce Bouça destaca o sucesso do modelo de Hospital de Dia, que evita o internamento tradicional e prioriza a manutenção das ligações familiares e sociais, com 90% das participantes a evitarem agravamento ou internamento.

Erica Nishimura: Desvendando novos horizontes na terapia da diabetes

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Erica Nishimura (na imagem), vice-presidente científica para a área da Diabetes, Obesidade e MASH (acumulação de gordura no fígado) no Departamento de Investigação e Desenvolvimento Precoce na Novo Nordisk, partilha insights sobre os avanços revolucionários no tratamento da diabetes. Desde análogos de insulina sensíveis à glucose até terapias semanais, Nishimura revela como estas inovações estão a transformar a gestão da doença

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights