INEM garante que os seus sistemas de informação são fiáveis e robustos

8 de Fevereiro 2025

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) assegurou hoje que os seus sistemas de informação são fiáveis e robustos, alegando que têm conseguido responder a mais de 1,5 milhões de chamadas telefónicas anualmente.

“O INEM pode garantir que os sistemas de informação de suporte à atividade de emergência médica são fiáveis e robustos, dando uma resposta competente a mais de 1,5 milhões de chamadas por ano”, adiantou à Lusa fonte oficial do instituto.

O Expresso noticiou que o “atendimento de chamadas de socorro no INEM não vai poder ser feito por robôs”, porque a empresa portuguesa que ofereceu a ferramenta de inteligência artificial (IA) ao instituto considera que o “sistema da emergência médica impossibilita qualquer alteração” e que é “obsoleto e frágil”.

De acordo com o instituto, o sistema do INEM está assente em soluções “garantidas por empresas multinacionais, devidamente certificadas”, que asseguram o acompanhamento e a manutenção permanente do mesmo.

“As ferramentas informáticas complementam o trabalho humano, mantendo-se como objetivo do instituto encontrar sempre as melhores soluções tecnológicas de suporte à atividade dos seus profissionais”, referiu ainda a mesma fonte.

Em comunicado, a Comissão de Trabalhadores do INEM reconhece ser uma realidade que o sistema de triagem carece de melhorias e inovação, tanto a nível tecnológico como clínico, mas realçou ser “absolutamente falso que o mesmo se encontre numa situação de “bomba-relógio” e de colapso eminente”.

“O sistema tem servido a população com segurança e ainda no ano transato conseguiu enviar mais de um milhão e meio de meios de emergência médica e vai continuar a fazê-lo”, referiu a organização representativa dos trabalhadores do instituto.

“O INEM não precisa de um sistema de substituição incapaz de lidar com as subtilezas do discurso e análise humano, mas sim de uma atualização de recursos informáticos que permita aos profissionais utilizar as ferramentas tecnológicas em benefício da rapidez e eficiência da tarefa e consequentemente do cidadão”, alertou a comissão de trabalhadores.

Referiu também que o problema se encontra em resolução com a contratação de recursos humanos para o INEM e, em particular, para os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) e que “nenhum sistema informático poderá substituir um profissional de saúde”.

Já a Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica (ANTEM) referiu que, por diversas vezes, fez chegar aos responsáveis da área as suas preocupações relativas ao “mau funcionamento operacional dos CODU, a sua incapacidade para receber, triar e priorizar todos os pedidos de ajuda por parte da população”.

Segundo a associação, essa situação tem levado a um “número alarmante” de chamadas perdidas e não recuperadas.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Bactéria hospitalar C. diff esconde-se no intestino e escapa a desinfetantes

Quase meio milhão de americanos são afetados anualmente por infeções por Clostridioides difficile, uma bactéria que provoca diarreia severa e inflamação do cólon potencialmente fatal. Investigadores da Tufts University desenvolveram duas abordagens complementares para perceber como o microrganismo coloniza o intestino, forma esporos resistentes e escapa aos tratamentos convencionais, abrindo caminho a terapias mais dirigidas

FMUP recebe conferência de consenso sobre Agenda Nacional de Inteligência Artificial

A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) recebe, no dia 13 de março, às 14h30, no Auditório do Centro de Investigação Médica da FMUP (CIM-FMUP), a Conferência de Consenso sobre Agenda Nacional de Inteligência Artificial, iniciativa que reunirá especialistas de diferentes áreas para discutir os enquadramentos técnico, ético, jurídico e organizativo da aplicação da inteligência artificial na medicina e no sistema de saúde.

Marcelo destaca papel dos psicólogos ao condecorar ex-bastonário

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou o ex-Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses, Francisco Miranda Rodrigues, com o grau de comendador da Ordem do Mérito, numa cerimónia realizada no Palácio de Belém, em Lisboa, na sexta-feira, 6 de março.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights