Marcelo Rebelo de Sousa entrega Prémio BIAL de Medicina Clínica 2024 na FMUL

10 de Fevereiro 2025

A cerimónia de entrega do Prémio BIAL de Medicina Clínica 2024 realiza-se a 12 de fevereiro na Aula Magna da FMUL, com Marcelo Rebelo de Sousa a entregar o galardão de 120 mil euros, numa iniciativa que destaca a investigação com impacto na prática clínica

Realiza-se no próximo dia 12 de fevereiro, a partir das 10:30, na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), a cerimónia de entrega da 21.ª edição do Prémio BIAL de Medicina Clínica, promovida pela Fundação BIAL. O evento, que conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reconhece trabalhos de investigação médica com impacto significativo na prática clínica, atribuindo um valor global de 120 mil euros.

A sessão iniciar-se-á com um welcome coffee, seguindo-se a cerimónia oficial às 11:00. O diretor da FMUL, João Eurico da Fonseca, dará as boas-vindas aos participantes, incluindo representantes das escolas médicas nacionais, membros da Ordem dos Médicos e académicos. Luís Portela, presidente da Fundação BIAL, destacará o papel do prémio no fomento da investigação em saúde, enquanto Manuel Sobrinho Simões, figura emblemática da medicina portuguesa, refletirá sobre os “40 anos de Prémio BIAL: o passado e o futuro da Medicina”.

José Melo Cristino, professor catedrático da FMUL e presidente do júri, fará um discurso antes da entrega dos diplomas e da apresentação dos trabalhos premiados. O momento central será a intervenção do Presidente da República, que encerrará a sessão após a entrega do galardão.

O Prémio BIAL de Medicina Clínica, apoiado pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e pela Ordem dos Médicos, consolida-se como uma das distinções mais prestigiadas do setor, incentivando a excelência e a inovação na área da saúde. A edição de 2024 reforça o compromisso da Fundação BIAL em aliar a investigação académica a avanços tangíveis na prática clínica diária.

PR/HN/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Álvaro Santos Almeida: “Desafios globais da saúde na próxima década”

Álvaro Santos Almeida, Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde, destacou hoje, no Cascais International Health Forum 2025 os principais desafios globais da saúde para a próxima década, com ênfase no envelhecimento populacional, escassez de profissionais e a necessidade de maior eficiência no setor.

Boletim Polínico: um guia essencial para os doentes alérgicos

Elaborado pela Rede Portuguesa de Aerobiologia (RPA) – um serviço da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) para a comunidade – “o Boletim Polínico pode ajudar os doentes alérgicos a estarem mais atentos e alerta sobre as épocas de polinização das plantas a que são alérgicos e, como tal, tomarem as devidas precauções e seguirem os conselhos dos imunoalergologistas que os acompanham na gestão da doença”, refere Cláudia Penedos, da SPAIC.

Giovanni Viganò: “Itália como laboratório para inovar e implementar reformas no envelhecimento populacional”

Giovanni Viganó, consultor sénior e perito em políticas públicas no Programma Mattone Internazionale Salute (ProMIS), destacou no Cascais International Health Forum 2025 os desafios do envelhecimento populacional e a gestão de doenças crónicas, sublinhando a necessidade de políticas inovadoras e sustentáveis para garantir a viabilidade dos sistemas de saúde em países como Itália e Portugal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights