ULS do Nordeste reforça cuidados de saúde em lares de idosos

10 de Fevereiro 2025

A Unidade Local de Saúde do Nordeste expande a Unidade de Hospitalização Domiciliária para mais três lares de idosos, permitindo tratamento hospitalar no conforto das instituições, beneficiando utentes e profissionais

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste está a intensificar os seus esforços para levar cuidados hospitalares de qualidade diretamente às Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI’s) no distrito de Bragança. Esta quarta-feira, 5 de fevereiro, a ULS formalizou protocolos com três novas instituições: o Centro Social e Paroquial de Santa Comba de Rossas, o Palácio da Sabedoria – Residência Geriátrica em Bragança, e a Estrutura Residencial para Idosos “Partilha de Afetos” em Rebordãos.

Esta expansão da Unidade de Hospitalização Domiciliária permite que os utentes destas instituições recebam cuidados médicos e de enfermagem equivalentes aos prestados em ambiente hospitalar, mas no conforto e familiaridade dos seus lares. O Dr. Carlos Vaz, Presidente do Conselho de Administração da ULS do Nordeste, enfatizou os benefícios desta abordagem, destacando que ela contribui para uma recuperação mais rápida e reduz os riscos associados à permanência em ambiente hospitalar.

A iniciativa conta com o apoio de uma equipa multidisciplinar que opera 24 horas por dia, sete dias por semana, garantindo a presença constante de um médico e um enfermeiro. Este modelo de cuidados, implementado em 2019, tem vindo a expandir-se, contando agora com parcerias formalizadas com nove ERPI’s na região.

A assinatura dos protocolos contou com a presença de vários membros da administração da ULS do Nordeste, incluindo o Diretor Clínico para os Cuidados de Saúde Hospitalares, Dr. Duarte Soares, e a Diretora Clínica para os Cuidados de Saúde Primários, Dra. Filipa Faria, demonstrando o compromisso institucional com esta iniciativa.

Os representantes das ERPI’s envolvidas expressaram entusiasmo com a parceria, reconhecendo o seu potencial para melhorar os serviços de saúde de proximidade. Esta colaboração não só beneficia os utentes em termos de conforto e bem-estar, mas também oferece um importante apoio aos profissionais das instituições nas questões relacionadas com a saúde.

Esta expansão representa um passo significativo na cooperação entre os setores da saúde e social na região. A ULS do Nordeste continua assim a sua missão de melhorar continuamente os serviços de proximidade, visando proporcionar cuidados de saúde de qualidade e seguros à população do distrito de Bragança.

PR/HN/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Álvaro Santos Almeida: “Desafios globais da saúde na próxima década”

Álvaro Santos Almeida, Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde, destacou hoje, no Cascais International Health Forum 2025 os principais desafios globais da saúde para a próxima década, com ênfase no envelhecimento populacional, escassez de profissionais e a necessidade de maior eficiência no setor.

Ewout Van Ginneken: Resiliência, Equidade e Inovação como Pilares da Saúde Global

Ewout Van Ginneken, Diretor do Observatório Europeu dos Sistemas e Políticas de Saúde, destacou, no Cascais International Health Forum 2025, que decorreu hoje no Estoril, a necessidade de transformação nos sistemas de saúde, com foco em modelos de cuidados integrados, prevenção, equidade e inovação tecnológica, para enfrentar os desafios globais do século XXI.

HPV Responsável por 84% dos Cancros do Ânus, Alerta LPCC

A Liga Portuguesa Contra o Cancro alerta para o aumento do cancro anal, destacando que 84% dos casos estão ligados ao HPV. A vacinação e o diagnóstico precoce são essenciais, especialmente em grupos de risco, como homens que têm sexo com homens.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights