Cabo Verde anuncia surto de peste suína na ilha da Boa Vista

17 de Fevereiro 2025

Cabo Verde anunciou hoje um surto de peste suína na ilha da Boa Vista, uma doença que não afeta humanos, mas provoca a morte precoce dos animais, anunciou o Ministério da Agricultura.

“Face à mortalidade de suínos ocorrida, recentemente, na ilha de Boavista”, a autoridade veterinária realizou análises laboratoriais que confirmam “a ocorrência de peste suína africana na ilha”, lê-se em comunicado.

O Governo anunciou um plano sanitário com medidas de emergência para travar a propagação da doença e estratégias de médio e longo prazo para o controlo, em conformidade com as normas da Organização Mundial da Saúde Animal.

Para lidar com a situação, foi mobilizada uma equipa multidisciplinar do ministério, municípios e serviços de saúde para realizarem ações de sensibilização e informação sobre a doença.

Surtos periódicos da doença surgem em Cabo Verde devido à falta de cuidados sanitários na criação de animais.

Em 2011, o Governo ordenou o abate de mais de 2.500 porcos para conter a epidemia.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Álvaro Santos Almeida: “Desafios globais da saúde na próxima década”

Álvaro Santos Almeida, Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde, destacou hoje, no Cascais International Health Forum 2025 os principais desafios globais da saúde para a próxima década, com ênfase no envelhecimento populacional, escassez de profissionais e a necessidade de maior eficiência no setor.

Boletim Polínico: um guia essencial para os doentes alérgicos

Elaborado pela Rede Portuguesa de Aerobiologia (RPA) – um serviço da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC) para a comunidade – “o Boletim Polínico pode ajudar os doentes alérgicos a estarem mais atentos e alerta sobre as épocas de polinização das plantas a que são alérgicos e, como tal, tomarem as devidas precauções e seguirem os conselhos dos imunoalergologistas que os acompanham na gestão da doença”, refere Cláudia Penedos, da SPAIC.

Giovanni Viganò: “Itália como laboratório para inovar e implementar reformas no envelhecimento populacional”

Giovanni Viganó, consultor sénior e perito em políticas públicas no Programma Mattone Internazionale Salute (ProMIS), destacou no Cascais International Health Forum 2025 os desafios do envelhecimento populacional e a gestão de doenças crónicas, sublinhando a necessidade de políticas inovadoras e sustentáveis para garantir a viabilidade dos sistemas de saúde em países como Itália e Portugal.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights