Cientistas pedem uso de fósforo para garantir segurança alimentar em África

18 de Fevereiro 2025

Vários cientistas pediram na segunda-feira a promoção da investigação científica sobre o fósforo como nutriente necessário para promover a agricultura sustentável e garantir a segurança alimentar no mundo, especialmente no continente africano.

Estas ideias foram discutidas na segunda-feira durante a “semana da ciência” organizada pela Universidade Politécnica Mohamed VI (UM6P) em Benguerir, perto de Marraquexe, noticiou a agência Efe.

Ken Giller, professor emérito de sistemas de produção vegetal na Universidade de Wageningen, nos Países Baixos, realçou que o reforço da segurança alimentar em África no futuro é “um dos grandes desafios” do presente.

Ao mesmo tempo, lamentou que não se tenham registado progressos nesta área nos últimos anos num continente onde a fome “está a aumentar” e onde 20% da população sofre de subnutrição.

Giller, cuja investigação se centra nos sistemas de agricultura de pequena escala da África Subsariana, apelou ao aumento da fertilidade e da produtividade nas pequenas explorações agrícolas através do aumento da produção de nutrientes como o azoto e o fósforo, dois recursos necessários para a nutrição das plantas.

O investigador notou que a utilização destes elementos em pequenas explorações, que se dedicam ao cultivo de leguminosas tropicais — em vários países da África Subsariana — como o Malawi — melhorou a produtividade.

Da mesma forma, Jacob Jones, professor de ciência e engenharia na Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos EUA, enfatizou a necessidade “urgente” de unir esforços globais para fortalecer a produção de fósforo.

Por sua vez, Hicham El Habti, presidente da Universidade UM6P, afirmou que este elemento pode tornar-se “um fator-chave para a segurança alimentar em todo o mundo”.

“Imagine as possibilidades se unirmos os recursos naturais vitais com a eficiência impulsionada pela IA”, frisou.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cólera mata 17 pessoas em Angola em 24 horas

O número de casos de cólera em Angola continua a aumentar, totalizando 7.284 desde 07 de janeiro, com mais 165 registos e 17 mortes nas últimas 24 horas, o maior número desde o início do surto.

Entrevista exclusiva: Dulce Bouça revela o sucesso do projeto RIPA

O projeto RIPA, uma abordagem inovadora no tratamento das perturbações do comportamento alimentar em Portugal, tem apresentado resultados promissores. Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, a Psiquiatra Coordenadora Dulce Bouça destaca o sucesso do modelo de Hospital de Dia, que evita o internamento tradicional e prioriza a manutenção das ligações familiares e sociais, com 90% das participantes a evitarem agravamento ou internamento.

Erica Nishimura: Desvendando novos horizontes na terapia da diabetes

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Erica Nishimura (na imagem), vice-presidente científica para a área da Diabetes, Obesidade e MASH (acumulação de gordura no fígado) no Departamento de Investigação e Desenvolvimento Precoce na Novo Nordisk, partilha insights sobre os avanços revolucionários no tratamento da diabetes. Desde análogos de insulina sensíveis à glucose até terapias semanais, Nishimura revela como estas inovações estão a transformar a gestão da doença

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights