Momento para acordo sobre pandemias “é agora ou nunca”

18 de Fevereiro 2025

A Organização Mundial de Saúde (OMS) defendeu hoje, na abertura de nova semana de negociações após a saída os Estados Unidos, que o momento de chegar a um acordo sobre pandemias “é agora ou nunca”.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, avisou, na abertura da 13ª ronda de negociações na sede da organização em Genebra, que nenhum país pode enfrentar sozinho a próxima pandemia.

Para o responsável, o mundo vive um momento crucial quando se prepara a finalização do acordo sobre pandemias a tempo da Assembleia Mundial da Saúde, a grande reunião anual de todos os estados membros da OMS, prevista para maio.

Em dezembro de 2021, os países membros da OMS acordaram desenvolver um acordo sobre prevenção e preparação de pandemias para evitar os erros cometidos da gestão da covid-19 e para proteger gerações futuras do impacto de pandemias, reforçou o diretor-geral.

“A próxima pandemia não é uma questão de se, mas de quando. Há lembretes à nossa volta: Ébola, Marburgo, sarampo, varíola, gripe e a ameaça da próxima doença X”, continuou.

Horas após regressar à Casa Branca, o presidente norte-americano Donald Trump assinou uma ordem executiva para retirar da OMS os Estados Unidos, decreto que estipula a interrupção das negociações durante a fase de retirada, que deve durar um ano.

A OMS confirmou que os EUA notificaram oficialmente, na sexta-feira, sobre a sua retirada das negociações.

LUSA/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Álvaro Santos Almeida: “Desafios globais da saúde na próxima década”

Álvaro Santos Almeida, Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde, destacou hoje, no Cascais International Health Forum 2025 os principais desafios globais da saúde para a próxima década, com ênfase no envelhecimento populacional, escassez de profissionais e a necessidade de maior eficiência no setor.

Ewout Van Ginneken: Resiliência, Equidade e Inovação como Pilares da Saúde Global

Ewout Van Ginneken, Diretor do Observatório Europeu dos Sistemas e Políticas de Saúde, destacou, no Cascais International Health Forum 2025, que decorreu hoje no Estoril, a necessidade de transformação nos sistemas de saúde, com foco em modelos de cuidados integrados, prevenção, equidade e inovação tecnológica, para enfrentar os desafios globais do século XXI.

HPV Responsável por 84% dos Cancros do Ânus, Alerta LPCC

A Liga Portuguesa Contra o Cancro alerta para o aumento do cancro anal, destacando que 84% dos casos estão ligados ao HPV. A vacinação e o diagnóstico precoce são essenciais, especialmente em grupos de risco, como homens que têm sexo com homens.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights