Bruxelas aprova vacina contra vírus chikungunya

28 de Fevereiro 2025

A Comissão Europeia autorizou hoje uma vacina contra o vírus chikungunya para adultos e jovens com mais de 12 anos, uma vez que aumentou a presença do mosquito que o transmite.

Em comunicado, o executivo comunitário anunciou que a vacina foi autorizada porque as alterações climáticas “levaram a um aumento da presença de mosquitos que transmitem doenças graves”, embora não sejam endémicos nos países da União Europeia.

A maioria dos casos detetados do vírus cikungunya no espaço comunitário envolveu pessoas que tinham viajado para fora dos países da União Europeia.

No ano passado, o Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças detetou 620.000 casos de contágio pelo vírus chikungunya e 213 pessoas morreram em todo o mundo.

A infeção pelo vírus chikungunya pode provocar febre, dores intensas e edema nas articulações, dores musculares, manchas vermelhas no corpo e prurido na pele, em especial nas palmas das mãos e plantas dos pés, de acordo com a informação consultada pela Lusa na página oficial na Internet do Ministério da Saúde do Brasil.

NR/HN/Lusa

 

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cólera mata 17 pessoas em Angola em 24 horas

O número de casos de cólera em Angola continua a aumentar, totalizando 7.284 desde 07 de janeiro, com mais 165 registos e 17 mortes nas últimas 24 horas, o maior número desde o início do surto.

Entrevista exclusiva: Dulce Bouça revela o sucesso do projeto RIPA

O projeto RIPA, uma abordagem inovadora no tratamento das perturbações do comportamento alimentar em Portugal, tem apresentado resultados promissores. Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, a Psiquiatra Coordenadora Dulce Bouça destaca o sucesso do modelo de Hospital de Dia, que evita o internamento tradicional e prioriza a manutenção das ligações familiares e sociais, com 90% das participantes a evitarem agravamento ou internamento.

Erica Nishimura: Desvendando novos horizontes na terapia da diabetes

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Erica Nishimura (na imagem), vice-presidente científica para a área da Diabetes, Obesidade e MASH (acumulação de gordura no fígado) no Departamento de Investigação e Desenvolvimento Precoce na Novo Nordisk, partilha insights sobre os avanços revolucionários no tratamento da diabetes. Desde análogos de insulina sensíveis à glucose até terapias semanais, Nishimura revela como estas inovações estão a transformar a gestão da doença

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights