Cerca de 29 mortes e 777 casos de cólera desde outubro em duas províncias moçambicanas

3 de Março 2025

Moçambique registou um total de 29 mortes e 777 casos de cólera desde outubro, e as autoridades alertam para o “risco considerável” de agravamento do surto que se regista em pelo menos duas províncias.

“Lembramos que todos os óbitos ocorreram em Mogovolas [na província de Nampula], local onde o centro de tratamento da cólera e a unidade sanitária foram vandalizadas”, durante as manifestações pós-eleitorais, disse hoje à Lusa Quinhas Fernandes, diretor nacional de Saúde Pública em Moçambique.

O surto de cólera foi declarado em 17 de outubro, em três regiões das províncias de Nampula e Zambézia.

Moçambique registou 25 novos casos nas últimas 24 horas, 11 dois quais internados, todos na província de Nampula, norte do país, indica o boletim diário de atualização de dados.

“Apesar dos surtos localizados, o risco de agravamento da situação da cólera é considerável, particularmente porque ainda estamos em época chuvosa, daí que é importante tomarmos as medidas de prevenção”, disse Quinhas Fernandes, acrescentando que em Mogovolas o surto está “praticamente encerrado”, sem registo de novos casos há mais de 27 dias.

Segundo o responsável, o atual surto de cólera tem “menor magnitude” comparado ao registado entre 2023 e 2024, em que foram notificados 27 óbitos e um cumulativo de 12.487 casos entre outubro e fevereiro.

O diretor de Saúde Pública moçambicano avançou ainda que o país tem disponibilidade de medicamentos em todas províncias e distritos para o tratamento de casos de cólera e outras doenças, referindo que tinha sido previsto um cenário “eventualmente mais grave” que o atual.

Do cumulativo de 777 casos notificados, 501 foram internados e 729 receberam alta hospitalar.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Tempestade Cláudia obriga a medidas de precaução na Madeira

A depressão Cláudia, estacionária a sudoeste das ilhas britânicas, vai afetar o arquipélago da Madeira com ventos fortes, aguaceiros e agitação marítima significativa. As autoridades regionais de Proteção Civil emitiram recomendações para minimizar riscos, incluindo a desobstrução de sistemas de drenagem e evitar zonas costeiras e arborizadas

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Unicorn Factory Lisboa lança novo ‘hub’ de saúde no Rossio

 A Unicorn Factory Lisboa lançou esta quinta-feira um novo ‘hub’ no Rossio, em Lisboa, dedicado à saúde em parceria com empresas, hospitais e universidades e criando 56 postos de trabalho, avançou hoje a Unicorn Factory.

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights