Sindicato dos Enfermeiros acusa Misericórdia do Fundão de não cumprir a lei

8 de Março 2025

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) acusou a Santa Casa da Misericórdia do Fundão de não cumprir a lei e o Contrato Coletivo de Trabalho, uma imputação refutada pela instituição.

“A Misericórdia do Fundão não aplica em várias matérias o CCT, dado que não garante as condições de trabalho que aí estão regulamentadas, assim como na lei, tal como pretende impor decisões à margem da legislação, que geram prejuízos económicos e riscos para os enfermeiros”, acusou a estrutura sindical, em comunicado enviado à agência Lusa.

Segundo o sindicato representativo do setor, a instituição tem, com a postura que é censurada, “originado insatisfação profissional, gerando instabilidade laboral, com uma consequente elevada rotatividade de enfermeiros”.

Contactado pela Lusa, o provedor da Santa Casa, Jorge Gaspar, declarou que “são falsas” as afirmações do SEP e que “não há qualquer incumprimento”.

“Não me revejo minimamente nessas acusações”, frisou, em declarações à Lusa, Jorge Gaspar. “Todos os nossos enfermeiros são pagos a tempo e horas e de acordo com a lei”, acrescentou o responsável.

Jorge Gaspar disse não ter conhecimento de qualquer insatisfação e que os mais de vinte enfermeiros “têm contratos de trabalho sem termo e emprego estável”.

A organização sindical apontou também o dedo ao provedor da instituição afirmando que não responde, desde novembro, às solicitações para uma reunião entre as partes.

O sindicato que representa os enfermeiros criticou ainda a Santa Casa da Misericórdia do Fundão por não disponibilizar um espaço a estes profissionais para uma reunião e por não ter respondido aos “sucessivos pedidos de reunião” do SEP.

Jorge Gaspar disse ter recebido em janeiro uma carta que lhe foi dirigida, mas para tratar de assuntos que estão a ser negociados com a União das Misericórdias.

Questionado sobre o pedido de um espaço, assegurou que o disponibilizará quando legalmente terá de o fazer e tiver salas livres, que não comprometa o normal funcionamento da instituição.

O provedor acrescentou que o pedido recebido, depois de analisar a ordem de trabalhos, era para um encontro relativo a “ações de propaganda”.

“O SEP pediu a intervenção da Autoridade para as Condições de Trabalho e vai avaliar com os enfermeiros decisões a tomar”, adiantou a organização sindical, na mesma nota.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cólera mata 17 pessoas em Angola em 24 horas

O número de casos de cólera em Angola continua a aumentar, totalizando 7.284 desde 07 de janeiro, com mais 165 registos e 17 mortes nas últimas 24 horas, o maior número desde o início do surto.

Entrevista exclusiva: Dulce Bouça revela o sucesso do projeto RIPA

O projeto RIPA, uma abordagem inovadora no tratamento das perturbações do comportamento alimentar em Portugal, tem apresentado resultados promissores. Numa entrevista exclusiva ao Healthnews, a Psiquiatra Coordenadora Dulce Bouça destaca o sucesso do modelo de Hospital de Dia, que evita o internamento tradicional e prioriza a manutenção das ligações familiares e sociais, com 90% das participantes a evitarem agravamento ou internamento.

Erica Nishimura: Desvendando novos horizontes na terapia da diabetes

Em entrevista exclusiva ao Healthnews, a Professora Erica Nishimura (na imagem), vice-presidente científica para a área da Diabetes, Obesidade e MASH (acumulação de gordura no fígado) no Departamento de Investigação e Desenvolvimento Precoce na Novo Nordisk, partilha insights sobre os avanços revolucionários no tratamento da diabetes. Desde análogos de insulina sensíveis à glucose até terapias semanais, Nishimura revela como estas inovações estão a transformar a gestão da doença

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights