Aliança para o Cancro do Pulmão: Workshop Promove Discussão sobre Rastreio

11 de Março 2025

A Aliança para o Cancro do Pulmão promove um workshop virtual sobre o rastreio do cancro do pulmão no dia 11 de março, com especialistas em saúde e comunicação, para discutir a importância do diagnóstico precoce e o impacto do jornalismo na conscientização sobre a doença.

A Aliança para o Cancro do Pulmão, em parceria com o Sindicato dos Jornalistas, organiza um workshop virtual intitulado “Rastreio do Cancro do Pulmão: Game-Changing” no dia 11 de março, entre as 17h00 e as 18h30. O evento, com inscrição gratuita, visa promover a discussão sobre o papel do jornalismo na disseminação do conhecimento sobre a doença, envolvendo profissionais de saúde, comunicação e a comunidade em geral.

O programa do workshop inclui três sessões. A sessão de abertura contará com a participação do investigador e professor universitário Rui Medeiros e de Francisco Ferreira, do Sindicato dos Jornalistas. Segue-se uma apresentação da jornalista Lúcia Gonçalves sobre “Mediatismo no Cancro”. A pneumologista Dr.ª Lurdes Ferreira abordará o tema “Cancro do Pulmão: Epidemiologia, diagnóstico e prognóstico”.

Ainda haverá um debate sobre a importância do rastreio do cancro do pulmão, com a participação da pneumologista Dr.ª Gabriela Fernandes, da oncologista Dr.ª Fernanda Estevinho e do Prof.º Rui Medeiros. Nesta sessão, serão apresentados e discutidos os resultados de um estudo recente sobre a custo-efetividade do rastreio do cancro do pulmão em Portugal.

A Aliança para o Cancro do Pulmão é uma coalizão de entidades que inclui o Grupo de Estudos para o Cancro do Pulmão, Liga Portuguesa Contra o Cancro, Ordem dos Médicos, Pulmonale, Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardíaca, Torácica e Vascular, Sociedade Portuguesa de Pneumologia e AstraZeneca, com o objetivo de melhorar a sobrevivência ao cancro do pulmão através da colaboração e partilha de experiências.

PR/HN/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Cancros hepáticos e biliares mantêm alta mortalidade em Portugal

Os cancros do fígado e das vias biliares figuram entre as doenças oncológicas com maior taxa de mortalidade em Portugal e a nível mundial. Especialistas e a Europacolon alertam para a necessidade de diagnóstico precoce e reforço da prevenção, apontando o consumo de álcool, a obesidade e a falta de rastreio como fatores críticos. A imunoterapia e as terapias dirigidas trazem novas esperanças, mas o silêncio em torno da doença persiste.

SNS: o melhor seguro de saúde dos portugueses

Sérgio Sousa: Mestre em Enfermagem de Saúde Pública; Enfermeiro Especialista de Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na ULSM; Enfermeiro Responsável do Serviço de Saúde Pública da ULSM; Coordenador Local da Equipa de Saúde Escolar da ULSM

Um terço dos portugueses desconhece direito a segunda opinião médica

Trinta por cento dos cidadãos inquiridos num estudo pioneiro não sabem que podem solicitar uma segunda opinião médica. O desconhecimento dos direitos na saúde é particularmente preocupante entre doentes crónicos, que são quem mais necessita de navegar no sistema

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights