Farminveste vende 51% da Alloga Logifarma à Cencora por 46,8 ME

12 de Março 2025

A Farminveste, tem que como acionista maioritário a Associação Nacional de Farmácias (ANF), vendeu 51% da Alloga Logifarma à Cencora por 46,8 milhões de euros, segundo um comunicado ao mercado.

“O Conselho de Administração da Farminveste SGPS S.A. vem informar que as suas participadas indiretas Alliance Healthcare, S.A. (AH) e Alloga Portugal – Armazenagem e Distribuição Farmacêutica, Lda. (AP), detentoras de 100% do capital da Alloga Logifarma, S.A. (AL) desde final de 2024, celebraram com a Cencora, Unipessoal Lda. um conjunto de acordos tendentes à venda de 51% da AL e à regulação das relações entre os futuros acionistas”, lê-se numa nota divulgada na terça-feira à noite na Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Segundo detalha, o preço da participação de 51% foi fixado em 46.814.298,60 euros, gerando mais-valias em ambas as sociedades, sendo o impacto económico das mais-valias no consolidado da Farminveste de 37,3 milhões de euros, dos quais 22,9 milhões relativos aos 49% da Alloga Logifarma que permanecem na Aliance Healthcare.

O negócio prevê a venda dos 31,8% do capital da AL que eram detidos pela Alloga Portugal e de 19,2% dos 68,2% do capital da AL detidos pela Aliance Healthcare.

Ainda sujeita a aprovação por parte da Autoridade da Concorrência (AdC), a transação deverá ser concluída até ao final do primeiro semestre deste ano.

De acordo com a Farminveste, nos acordos assinados foram incorporados direitos de opção de compra e opção de venda relativamente aos remanescentes 49% do capital da AL, por um preço “proporcionalmente equivalente ao fixado na venda da participação de 51% (o qual não estará sujeito a quaisquer ajustamentos)”.

“Tais opções poderão ser exercidas por qualquer das partes (concretamente a AH e a Cencora) durante o período de um ano a contar do dia 01 de dezembro de 2025”, refere.

De acordo com a Farminveste, esta operação enquadra-se no plano estratégico do grupo previamente anunciado, nos termos do qual a respetiva administração se propôs “identificar e implementar medidas destinadas a permitir o reembolso parcial antecipado de dívida da sua participada Farminveste IPG e a criação de condições para promover a renegociação da parte remanescente dessa dívida”.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

CUF abre novo hospital no Barreiro

O Hospital CUF Barreiro abre as portas em 2028, com um investimento de 55 milhões de euros. Vai aumentar o acesso a cuidados de saúde diferenciados na região e criar mais de 300 postos de trabalho.

Reunião entre USF-AN e Ministério da Saúde Aborda Desafios do SNS

A USF-AN e o Ministério da Saúde realizaram uma reunião online para discutir desafios do SNS, incluindo contratação de médicos, PPP, e modelos de financiamento. Foram abordados 17 pontos, com foco em melhorias para os cuidados de saúde primários.

KIMMTRAK aprovado em Portugal para tratamento de melanoma uveal

A Immunocore anuncia a aprovação do financiamento público de KIMMTRAK (tebentafusp) em Portugal para o tratamento de adultos com melanoma uveal irressecável ou metastático, positivos para HLA-A*02:01. Este medicamento é a primeira opção terapêutica aprovada para esta condição rara e agressiva.

Caminhada solidária em cascais alerta para o mieloma múltiplo

No dia 29 de março, a Associação Portuguesa Contra a Leucemia organiza a 1ª Caminhada pelo Mieloma Múltiplo em Cascais, com o objetivo de sensibilizar a população sobre esta doença silenciosa e promover um estilo de vida saudável. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 25 de março.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights