Projeto de investigação Care4PhysicalActivity do CIDNUR promove evento científico internacional sobre “Literacia Física ao Longo da Vida”

12 de Março 2025

Nas últimas décadas, verificou-se um aumento da prática de atividade física, associado a uma maior preocupação com a adoção de estilos de vida saudáveis. Apesar disso, esta realidade ainda nos desafia em múltiplos domínios. Contudo, em Portugal, os níveis de atividade física continuam aquém do recomendado pela Organização Mundial de Saúde, colocando o país entre os mais sedentários da Europa.

Para reverter esta realidade, a Direção-Geral da Saúde desenvolveu a “Estratégia Nacional de Promoção da Atividade Física, da Saúde e do Bem-estar” e definiu a atividade física como um dos programas de saúde prioritários. Há, assim, a necessidade de desenvolvimento de competências específicas dos profissionais de saúde que atuam neste contexto, quer na dimensão científica, técnica ou relacional.

O Enfermeiro tem acompanhado estas novas exigências em saúde, através da atenção que dispensa à singularidade de cada pessoa, inserida numa família/comunidade. É também o profissional de saúde na equipa interdisciplinar que pode ser determinante no contributo para a saúde individual e coletiva dos praticantes de atividade física, de exercício físico e/ou de desporto. Os cuidados de enfermagem decorrem da avaliação, centrada na manutenção da saúde, ou sua reabilitação, de forma ativa, contínua e adequada às particularidades de cada pessoa.

A realidade/experiência/expectativas está assim construída numa lógica de literacia em saúde e até de “responsabilidade social”, alinhada com os objetivos de desenvolvimento sustentável.

O projeto de investigação Care4PhysicalActivity, inserido no CIDNUR, nasce neste contexto, alinhado com os objetivos de desenvolvimento sustentável, especialmente o terceiro, que visa promover a saúde de qualidade. Existe necessidade de promover a literacia física da população em geral, mas dos profissionais de saúde em específico. Deste projeto fazem parte vários work packages, com uma equipa multidisciplinar, da qual se distingue a Enfermagem em múltiplas especialidades (Reabilitação, Médico-cirúrgica, Pediátrica, entre outras).

Nesta sequência, e para melhor preparar o Dia Mundial da Atividade Física, comemorado a 6 de abril, a ESEL organiza a 1ª Conferência Internacional de Enfermagem do Desporto, do Exercício Físico e da Atividade Física: A literacia física ao longo da vida | ESEL – Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, que se realizará dia 31 de março de 2025.

A inscrição é gratuita e pode ser feita até dia 28 de março. Tem até dia 16 de março de 2025 para poder submeter uma comunicação oral, através do envio de resumo segundo normas.

Inscrições aqui

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Antiviral oral previne morte pelo vírus Ébola em macacos infetados

Macacos infetados com o vírus Ébola foram tratados com um medicamento antiviral administrado por via oral, um avanço que pode abrir caminho para tratamentos mais práticos e acessíveis aos humanos, segundo um novo estudo norte-americano publicado na sexta-feira.

ULS Braga celebra um ano com mais de 1 milhão de consultas e rastreios oncológicos exemplares

No primeiro ano de integração dos Cuidados de Saúde Primários na ULS Braga, mais de 1 milhão de consultas foram realizadas, 60 mil visitas domiciliárias efetuadas e 219 mil vacinas administradas. A ULS Braga superou as médias nacionais nos rastreios oncológicos, destacando-se como um modelo de excelência e proximidade na prestação de cuidados de saúde.

Papa com saúde estável e recupera “pouco a pouco”

O Papa Francisco apresenta um quadro clínico “estável” e recupera “pouco a pouco”, segundo fontes do Vaticano, quando passam 29 dias do internamento do líder religioso no hospital Gemelli, em Roma, devido a uma pneumonia bilateral.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights