Violência Contra Médicos: Ordem dos Médicos Exige Tolerância Zero

12 de Março 2025

No Dia Europeu da Sensibilização para a Violência Contra Médicos e Outros Profissionais de Saúde, a Ordem dos Médicos reitera a necessidade de tolerância zero. A violência aumenta o absentismo e desmotiva a profissão, ameaçando a qualidade dos cuidados.

A Ordem dos Médicos e o Conselho Europeu das Ordens dos Médicos (CEOM) assinalam o Dia Europeu da Sensibilização para a Violência Contra Médicos e Outros Profissionais de Saúde, que ocorre anualmente a 12 de março. Este evento destaca a preocupação crescente com a violência no local de trabalho, que resulta de expectativas frustradas, insatisfação com o tratamento, stress, doenças e dor agudas, longos tempos de espera ou má comunicação.

A Ordem dos Médicos defende que a profissão médica deve ser considerada de risco e de desgaste rápido, propondo alterações legislativas para proteger e dignificar os médicos. A violência não apenas aumenta o absentismo e pode levar ao abandono da profissão, mas também desmotiva futuros profissionais, agravando a falta de recursos humanos no sistema de saúde.

O CEOM alerta que a violência contra os médicos compromete a qualidade dos cuidados de saúde. O Observatório Europeu está a recolher dados sobre este fenómeno. Em Portugal, o Gabinete Nacional de Apoio ao Médico (GNAM) trabalha na prevenção e apoio a médicos vulneráveis, promovendo mudanças estruturais para melhorar a resposta às suas necessidades. O Bastonário da Ordem dos Médicos portuguesa, Carlos Cortes, está em Paris para discutir a experiência do GNAM com o seu homólogo francês.

PR/HN/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

CUF abre novo hospital no Barreiro

O Hospital CUF Barreiro abre as portas em 2028, com um investimento de 55 milhões de euros. Vai aumentar o acesso a cuidados de saúde diferenciados na região e criar mais de 300 postos de trabalho.

Reunião entre USF-AN e Ministério da Saúde Aborda Desafios do SNS

A USF-AN e o Ministério da Saúde realizaram uma reunião online para discutir desafios do SNS, incluindo contratação de médicos, PPP, e modelos de financiamento. Foram abordados 17 pontos, com foco em melhorias para os cuidados de saúde primários.

KIMMTRAK aprovado em Portugal para tratamento de melanoma uveal

A Immunocore anuncia a aprovação do financiamento público de KIMMTRAK (tebentafusp) em Portugal para o tratamento de adultos com melanoma uveal irressecável ou metastático, positivos para HLA-A*02:01. Este medicamento é a primeira opção terapêutica aprovada para esta condição rara e agressiva.

Caminhada solidária em cascais alerta para o mieloma múltiplo

No dia 29 de março, a Associação Portuguesa Contra a Leucemia organiza a 1ª Caminhada pelo Mieloma Múltiplo em Cascais, com o objetivo de sensibilizar a população sobre esta doença silenciosa e promover um estilo de vida saudável. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 25 de março.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights