Casa Branca retira candidatura de nomeado por Trump para chefiar CDC

13 de Março 2025

A Casa Branca retirou hoje a candidatura de Dave Weldon, escolha do Presidente norte-americano, Donald Trump, para dirigir os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), pouco antes de ser submetida a votação por uma comissão do Senado.

A Comissão de Saúde, Educação, Trabalho e Pensões do Senado norte-americano anunciou o cancelamento da audição de Weldon, prevista para o início da manhã de hoje (hora local). A Casa Branca não forneceu mais pormenores sobre a retirada da nomeação de Weldon, noticiou o portal digital The Hill.

Dave Weldon deveria hoje apresentar-se perante aquela comissão do Senado para aprovar a sua nomeação, embora se previssem durante a sessão momentos de tensão para o nomeado de Trump, que ia ser questionado sobre declarações emitidas contra as vacinas.

Apesar de Weldon ser até agora uma figura desconhecida do público em geral, os especialistas na matéria salientam que ele era bem conhecido nos círculos antivacinas, esperando-se, assim, que ele agisse como um aliado fundamental do secretário da Saúde, Robert F. Kennedy Jr., que supervisiona o CDC e é conhecido pelas suas opiniões de rejeição das vacinas.

Ao longo dos últimos anos, Weldon associou as vacinas ao aumento dos casos de autismo e propôs repetidamente várias medidas destinadas a desmantelar um CDC que se esperava viesse a dirigir durante um Governo Trump centrado na redução da despesa pública dos Estados Unidos.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Álvaro Santos Almeida: “Desafios globais da saúde na próxima década”

Álvaro Santos Almeida, Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde, destacou hoje, no Cascais International Health Forum 2025 os principais desafios globais da saúde para a próxima década, com ênfase no envelhecimento populacional, escassez de profissionais e a necessidade de maior eficiência no setor.

Ewout Van Ginneken: Resiliência, Equidade e Inovação como Pilares da Saúde Global

Ewout Van Ginneken, Diretor do Observatório Europeu dos Sistemas e Políticas de Saúde, destacou, no Cascais International Health Forum 2025, que decorreu hoje no Estoril, a necessidade de transformação nos sistemas de saúde, com foco em modelos de cuidados integrados, prevenção, equidade e inovação tecnológica, para enfrentar os desafios globais do século XXI.

HPV Responsável por 84% dos Cancros do Ânus, Alerta LPCC

A Liga Portuguesa Contra o Cancro alerta para o aumento do cancro anal, destacando que 84% dos casos estão ligados ao HPV. A vacinação e o diagnóstico precoce são essenciais, especialmente em grupos de risco, como homens que têm sexo com homens.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights