PS/Açores retira pedido para comissão de inquérito sobre hospital de Ponta Delgada

13 de Março 2025

O PS/Açores retirou hoje o pedido de criação da comissão parlamentar de inquérito ao processo de recuperação do hospital de Ponta Delgada por entender que não seria “benéfico” existirem duas comissões com “assuntos relacionados”.

Durante o plenário da Assembleia Regional, na Horta, a líder parlamentar do PS/Açores subiu à tribuna para anunciar a retirada da proposta para a criação da comissão de inquérito, uma iniciativa que fazia parte da agenda dos trabalhos parlamentares deste mês.

Em 05 de fevereiro foi anunciado que o parlamento dos Açores iria criar uma comissão de inquérito sobre o incêndio no Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, por proposta do PSD, embora o PS também pretendesse criar uma outra comissão sobre o mesmo assunto.

Hoje, Andreia Cardoso sinalizou que existiam “diferenças” entre as duas comissões e denunciou a “falta de cumprimento da palavra de alguns dos intervenientes sobre a inclusão das matérias não coincidentes” na comissão já criada.

A socialista destacou, contudo, que “não seria benéfico” para a Assembleia Regional existirem “duas comissões parlamentares de inquérito, em simultâneo, sobre assuntos relacionados”.

“Por este motivo, com responsabilidade e sem abdicarmos de fiscalizar a ação governativa, nos termos regimentais aplicáveis, vimos requerer a retirada imediata da presente proposta de resolução”, afirmou.

As duas propostas para a criação de comissões de inquérito foram admitidas pelo presidente do parlamento açoriano, o social-democrata Luís Garcia, apesar de o regime jurídico das comissões parlamentares de inquérito não permitir a existência de duas comissões, em simultâneo, para debater o mesmo assunto.

O hospital de Ponta Delgada, o maior dos Açores, foi afetado por um incêndio em 04 de maio de 2024 que obrigou a deslocalizar serviços e doentes do HDES para outras unidades de saúde na região, para a Madeira e para o continente.

Entretanto, o executivo dos Açores instalou um hospital modular para garantir a transição até à requalificação estrutural do HDES.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Álvaro Santos Almeida: “Desafios globais da saúde na próxima década”

Álvaro Santos Almeida, Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde, destacou hoje, no Cascais International Health Forum 2025 os principais desafios globais da saúde para a próxima década, com ênfase no envelhecimento populacional, escassez de profissionais e a necessidade de maior eficiência no setor.

Ewout Van Ginneken: Resiliência, Equidade e Inovação como Pilares da Saúde Global

Ewout Van Ginneken, Diretor do Observatório Europeu dos Sistemas e Políticas de Saúde, destacou, no Cascais International Health Forum 2025, que decorreu hoje no Estoril, a necessidade de transformação nos sistemas de saúde, com foco em modelos de cuidados integrados, prevenção, equidade e inovação tecnológica, para enfrentar os desafios globais do século XXI.

HPV Responsável por 84% dos Cancros do Ânus, Alerta LPCC

A Liga Portuguesa Contra o Cancro alerta para o aumento do cancro anal, destacando que 84% dos casos estão ligados ao HPV. A vacinação e o diagnóstico precoce são essenciais, especialmente em grupos de risco, como homens que têm sexo com homens.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights