Caso gémeas: Lacerda Sales recusa qualquer “interferência pessoal ou política”

19 de Março 2025

O antigo secretário de Estado da Saúde Lacerda Sales recusou hoje qualquer “interferência pessoal ou política” no caso das gémeas luso-brasileiras, depois de a comissão de inquérito ter concluído que deu instruções para marcação de uma primeira consulta.

“Rejeito, de forma categórica, qualquer interferência pessoal ou política, por iniciativa própria ou a pedido, na marcação de consultas ou na prescrição de medicamentos. Não marquei nem solicitei, direta ou indiretamente, a marcação de consulta ou a administração de qualquer medicamento às duas bebés mencionadas”, afirmou António Lacerda Sales em comunicado.

Nessa nota escrita, Lacerda Sales sublinha não ter exercido “qualquer tipo de influência que pudesse favorecer essas crianças no acesso aos cuidados de saúde” e lamenta que o assunto tenha sido alvo daquilo que considera ser “um aproveitamento político na Assembleia da República, protagonizado pelo Chega, que tenta desviar a atenção dos verdadeiros desafios que o nosso Serviço Nacional de Saúde enfrenta”.

“Lamento, igualmente, que forças políticas como o PSD e o CDS se tenham associado a esta tentativa de manipulação política, em vez de contribuírem para a credibilização das instituições junto dos portugueses”, declarou.

Os deputados aprovaram na terça-feira, na comissão parlamentar de inquérito ao caso das gémeas luso-brasileiras tratadas com um dos medicamentos mais caros do mundo, uma proposta de PSD e CDS-PP para o relatório final que conclui que Lacerda Sales “deu orientações à sua secretária pessoal, Carla Silva, para assegurar a marcação da primeira consulta junto do serviço de neuropediatria do CHULN, E.P.E”.

“Carla Silva cumpriu a instrução dada, realizando os contactos necessários (via telefónica e por e-mail, conforme acervo documental) para assegurar o início do processo destinado à marcação da consulta”, estabelece a conclusão aprovada.

Esta conclusão foi aprovada com os votos favoráveis dos partidos proponentes, do Chega e do PAN, e mereceu a abstenção de BE, PCP e Livre e o voto contra de PS e IL.

Rejeitada foi uma proposta de alteração do PS que não implicava diretamente Lacerda Sales e indicava apenas que a “Secretaria de Estado da Saúde sinalizou o caso clínico das crianças à chefe do departamento de pediatria do Hospital Santa Maria, através de correio eletrónico”.

As conclusões finais da comissão de inquérito ao caso das gémeas luso-brasileiras apontam para uma “intervenção especial”, sem ilegalidade, da Casa Civil do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

“Existiu uma intervenção especial pela Casa Civil da Presidência da República, embora não tenha sido identificado qualquer tipo de ilegalidade. Ainda assim, não conseguimos identificar, com total certeza, contactos realizados entre Maria João Ruela e as diversas instituições hospitalares”, concluíram os deputados.

Esta ideia estava contida originalmente no corpo do relatório alternativo apresentado pelo PSD/CDS mas não foi refletida nas conclusões propostas por estes partidos. O PS decidiu apresentá-la como conclusão, conseguindo a aprovação com os votos favoráveis do PS, e a abstenção do PSD, CDS, IL, BE, PCP, Livre e PAN, e o voto contra do Chega.

Uma outra conclusão aprovada, proposta pelo PS, refere que “as diligências levadas a cabo por Nuno Rebelo de Sousa [filho do Presidente da República] junto dos órgãos de soberania são a origem deste processo, sem nunca revelar o real motivo da sua atuação”.

Este relatório é hoje debatido e votado em plenário da Assembleia da República, o último da legislatura.

A comissão de inquérito rejeitou o relatório preliminar elaborado pela relatora, Cristina Rodrigues (Chega), que acusava o Presidente da República de “abuso de poder”.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Trabalhadores do INEM definem fronteiras intransigentes para negociação da reestruturação

Os profissionais do Instituto Nacional de Emergência Médica estabeleceram esta quarta-feira as suas condições non negotium para o diálogo com a direção, num clima de apreensão face ao plano de refundação da instituição. A assembleia geral aprovou por larga margem um conjunto de exigências que consideram fundamentais, num movimento que antecede as conversações formais com o conselho diretivo liderado por Luís Mendes Cabral.

OMS reafirma não existir ligação entre as vacinas e o autismo

Uma nova análise de especialistas da Organização Mundial da Saúde sobre a segurança das vacinas concluiu que não existe qualquer relação causal entre as vacinas e as perturbações do espectro do autismo (PEA), indicou a OMS na quinta-feira.

20.º Congresso Português do AVC realiza-se em Braga com organização conjunta da SPAVC e SPNI

O 20.º Congresso Português do AVC será realizado de 28 a 30 de janeiro de 2026, no Espaço Vita, em Braga. Esta edição marca uma novidade significativa, pois é a primeira vez que o evento se realiza na cidade de Braga e sob organização conjunta da Sociedade Portuguesa do AVC (SPAVC) e da Sociedade Portuguesa de Neurorradiologia de Intervenção (SPNI). 

Hospital de São João apela à doação renal em vida

Mais de 1.800 doentes renais crónicos aguardam por transplante de rim em Portugal, uma realidade que a Unidade Local de Saúde São João (ULSSJ), no Porto, quer alterar apelando à doação em vida, disse hoje fonte do hospital.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights