Logotipo

FNAM critica gestão da saúde pública e promulgações que prejudicam médicos no SNS

21 de Março 2025

A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) lançou um comunicado, criticando a gestão da saúde pública em Portugal sob a liderança da Ministra da Saúde, Ana Paula Martins. Segundo a FNAM, o ano de mandato foi marcado por conflitos e polémicas, além de uma recusa em negociar condições justas para os profissionais de saúde.

No comunicado, a FNAM denuncia a promulgação de diplomas que impedirão os médicos de recuperar até 2027 os 20% de poder de compra perdidos na última década. A alteração das tabelas remuneratórias, que aguarda publicação, ocorreu após a recusa da Ministra em dialogar com a FNAM durante o ano de 2024. A associação afirma que, à “25ª hora” de um governo demissionário, o Ministério da Saúde encenou uma negociação irregular, convocando a FNAM para uma reunião negocial sem respeitar os procedimentos legais.

Além disso, a FNAM alerta que a gestão de Ana Paula Martins levará a um SNS em crise, com serviços de urgência encerrados, 1,6 milhões de utentes sem médico de família e listas de espera cirúrgicas a aumentar. A transferência de serviços médicos para farmácias e a nomeação de conselhos de administração sem experiência em saúde foram apontadas como parte de uma política de abandono dos centros de saúde.

A FNAM reafirma a sua posição de defesa de salários justos e condições de trabalho dignas, comprometendo-se a não alinhar com ministros que prejudicam a fixação de médicos no SNS. O comunicado conclui que os médicos e utentes assistiram à pior gestão da saúde pública nos últimos 50 anos de democracia, destacando a necessidade urgente de uma mudança de rumo na política de saúde em Portugal.

A Comissão Executiva da FNAM, reafirma a sua determinação em continuar a luta por uma saúde pública de qualidade e valorização da carreira médica

NR/HN/AL

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Instalação Suite Hospitalar SPMS – Ponto de Situação

A Unidade Local de Saúde de Braga informa que o processo de implementação da Suite Hospitalar dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), iniciado no passado sábado, está a decorrer em linha com o planeamento definido para esta fase da transição digital em saúde.

PJ realiza buscas na Universidade do Porto e no INEM

A Polícia Judiciária (PJ) está hoje a realizar buscas na Universidade do Porto e no Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) no âmbito de um mesmo processo, confirmou à Lusa fonte daquela força policial.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights