Fundação promove rastreios gratuitos da voz entre 14 e 17 de abril

4 de Abril 2025

A Fundação Gestão dos Direitos do Artista (GDA) realizará de 14 a 17 de abril rastreios gratuitos da voz, na Unidade de Voz do Hospital Egas Moniz, em Lisboa, no âmbito do Dia Mundial da Voz.

Os rastreios destinam-se ao público em geral e aos profissionais da voz e realizar-se-ão das 09:30 às 13:00 e das 15:00 às 17:00, nos dias 14 e 15 de abril, e das 09:30 às 13:00, nos dias 16 e 17 de abril.

Segundo um comunicado da Fundação GDA, os profissionais da voz precisam de inscrever-se previamente através do formulário disponível na página de internet da fundação e o restante público deve efetuar o registo presencialmente no hospital.

A iniciativa resulta de um parceria entre a fundação e a investigadora e professora universitária Clara Capucho, no âmbito do Dia Mundial da Voz, que se assinala a 16 de abril.

Partindo do mote “Dá Poder à tua Voz”, pretende-se sensibilizar a população quanto à importância da saúde vocal e a necessidade de proteger a identidade vocal.

A médica otorrinolaringologista Clara Capucho, citada em comunicado, disse que “a voz não é apenas um meio de comunicação, é uma impressão digital única, reflexo da nossa identidade e expressão”.

Em declarações à Lusa, a médica explicou que o projeto passa por uma aposta na prevenção da voz das pessoas, para que patologias sejam diagnosticadas numa fase inicial e sejam mínimas as sequelas.

A também investigadora na Universidade Nova de Lisboa salvaguardou que é fundamental beber água, para além de evitar hábitos nocivos e momentos que não sejam confortáveis para a voz, uma vez que podem provocar lesões na garganta no aparelho vocal.

Como mais uma forma de comemoração, a Fundação GDA anunciou também em comunicado o lançamento do livro “VOZ”, a 16 de abril, e uma exposição de ilustrações de Francisco d’Oliveira Martins a decorrer até esse dia, na Ordem dos Médicos.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

DE-SNS impõe limites à cirurgia fora de horas em dermatológica

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde instruiu hoje os hospitais para que garantam maior racionalidade nos serviços de dermatologia, limitando a realização de cirurgias fora de horário normal a casos oncológicos ou benignos muito prioritários.

APCCEREBRO lança corrida “5KM pelo teu Cérebro” para sensibilizar para os tumores cerebrais

A Associação Portuguesa do Cancro no Cérebro (APCCEREBRO), em parceria com o RunAway Club de Coimbra, promove, no próximo dia 22 de junho, às 10h00, a corrida solidária “5KM pelo teu Cérebro”, uma iniciativa que pretende mobilizar cidadãos de todo o país para a consciencialização sobre os tumores cerebrais: uma doença ainda pouco falada, mas com profundo impacto na vida de quem é diagnosticado e na das suas famílias.

Médicos Dentistas querem que Governo regularize carreira no SNS

A Ordem dos Médicos Dentistas saudou hoje o programa do Governo por dar prioridade à saúde oral através do alargamento da cobertura dos cheques-dentista, mas lamentou que ainda falta regularizar a carreira profissional no SNS.

MAIS LIDAS

Share This