Hospitalização domiciliária em Viseu com nível de satisfação superior a 98%

15 de Abril 2025

O nível de aceitação e satisfação por parte de doentes e cuidadores da Unidade de Hospitalização Domiciliária da Unidade Local de Saúde Viseu Dão-Lafões (UHD - ULSVDL) é superior aos 98%, informou hoje a instituição.

No dia em que a Unidade de Hospitalização Domiciliária da ULS Viseu Dão-Lafões celebra seis anos de atividade, a direção hospitalar indicou, através de uma nota de imprensa, que o projeto é um sucesso.

“Atingiu um nível de aceitação e satisfação por parte de doentes e cuidadores superior aos 98%, superando por isso, e em larga medida, o nível de satisfação existente nos modelos convencionais de internamento”, indicou.

Nos últimos seis anos, a unidade internou aproximadamente 2.350 doentes nos seus domicílios, percorreu mais de 420 mil quilómetros e retirou ao modelo convencional cerca de 18.400 dias de internamento.

Ou seja, disponibilizou vagas no modelo convencional, “o que em termos de custos foi também muito significativo” para o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Esta unidade centra-se “primordialmente no doente, privilegiando de forma muito clara e concreta os ganhos dos doentes e das suas famílias”.

“A estratégia da UHD da ULSVDL tem passado por um crescimento progressivo, mas sustentado, mantendo o seu foco primordial na qualidade, segurança e eficiência dos cuidados prestados aos doentes das mais diferentes áreas médicas e cirúrgicas”.

Em 2019, no início do projeto, tinha capacidade de seis camas, atualmente tem uma disponibilidade de internamento domiciliário de 13 camas, prevendo-se um aumento para 16 camas a curto prazo.

A UHD “evoluiu também em termos de distância considerada segura, admitindo atualmente doentes em praticamente todos os concelhos do distrito de Viseu, desde que geograficamente se localizem a mais ou menos 35 minutos da sede da ULSVDL”.

Em 2022, a UHD “estendeu a sua capacidade de internamento às Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI)/Lares/Residências Seniores, desde que reúnam os pressupostos gerais conhecidos para admissão” da unidade.

Para a administração hospitalar, presidida por António Sequeira, estes indicadores “reforçam a excelência do trabalho realizado e a sua importância no contexto atual e de futuro” na saúde em Portugal.

Este modelo de internamento é “a melhor alternativa para iniciar ou manter cuidados de nível hospitalar aos doentes elegíveis, garantindo assistência contínua de cuidados médicos e de enfermagem no domicílio do doente durante o processo agudo de doença”.

A Hospitalização Domiciliária só é possível se cumprir um conjunto de critérios clínicos, sociais e geográficos, permitindo que o doente fique em casa, sob a responsabilidade dos profissionais de saúde.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

João Paulo Magalhães: É preciso investir na Prevenção, Organização e Valorização dos Médicos de Saúde Pública

João Paulo Magalhães, Vice-Presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende para o próximo Governo três prioridades essenciais para a Saúde Pública: reforço da promoção da saúde e prevenção da doença, modernização e clarificação da organização dos serviços de Saúde Pública, e valorização das condições de trabalho e carreira dos médicos de Saúde Pública

AICEP aprovou investimentos de 300 ME em quatro empresas

A Agência para o Comércio Externo de Portugal (AICEP) aprovou um pacote de investimento de mais de 300 milhões de euros, em quatro empresas, criando mais de 1.200 postos de trabalho, adiantou hoje o Governo.

Evoluir o SNS: Reflexão de Luís Filipe Pereira sobre o Futuro da Saúde em Portugal

Luís Filipe Pereira, ex-ministro da Saúde, analisa os desafios estruturais do SNS, destacando a ineficiência do Estado nas funções de prestador, financiador e empregador. Defende a transição para um Sistema de Saúde que integre prestadores públicos, privados e sociais, promovendo eficiência e liberdade de escolha para os utentes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights