UNICEF Portugal e AXA lançam campanha para proteger crianças online

19 de Abril 2025

A UNICEF Portugal, com o apoio da AXA, lança a campanha “Segurança na Rede: Rede de Segurança”, promovendo práticas digitais seguras para crianças e jovens, com recursos educativos, podcast e banda desenhada, a partir de 21 de abril.

A UNICEF Portugal, em parceria com a AXA, anunciou o lançamento da campanha nacional “Segurança na Rede: Rede de Segurança”, dedicada à promoção de um ambiente digital mais seguro para crianças e jovens. A iniciativa, que arranca a 21 de abril, Dia Nacional de Sensibilização sobre o Cyberbullying, visa sensibilizar famílias, educadores e a sociedade civil para os riscos da internet e para a importância de práticas que reforcem a proteção online dos mais novos.

A campanha destaca a necessidade de equilibrar o acesso ao mundo digital com a segurança, reconhecendo que as competências tecnológicas são essenciais para o desenvolvimento das crianças, mas exigem orientação e acompanhamento. Em Portugal, segundo dados da Comissão Europeia, 91% das famílias têm acesso à internet em casa, mas apenas 56% possuem literacia digital básica ou superior. Este contexto reforça o papel fundamental dos pais e das escolas na educação digital, promovendo o pensamento crítico, o respeito pela privacidade e o uso responsável da tecnologia.

A campanha sublinha ainda que 75% das crianças entre os 9 e os 17 anos utilizam a internet diariamente para comunicar ou aceder a redes sociais, mas apenas um quarto a usa para ler notícias ou realizar trabalhos escolares, evidenciando a urgência de reforçar a regulação, a educação e a sensibilização digital.

Entre as iniciativas da campanha destaca-se o lançamento do podcast “Segurança na Rede”, uma produção da UNICEF Portugal e AXA, com o apoio do jornal Público. Com cinco episódios semanais, o podcast reúne especialistas como o pediatra Hugo Rodrigues, o psicólogo Celso Costa, e outros convidados, abordando temas como o papel da família, da escola e das organizações na segurança digital infantojuvenil.

A campanha disponibiliza ainda online recomendações práticas, dicas e recursos pedagógicos para famílias, educadores e profissionais, incluindo a série de banda desenhada “Cybervengers by AXA”, que sensibiliza os mais jovens para riscos como o phishing, dependência online e assédio, através de histórias interativas e acessíveis.

Esta iniciativa reflete o compromisso conjunto da UNICEF Portugal e da AXA em promover uma cultura de segurança digital, envolvendo toda a comunidade na proteção das crianças e jovens no ambiente online.

PR/HN/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Primeira ativação remota de fotofármacos testada com sucesso

Investigadores da Universidade de Barcelona criaram o primeiro dispositivo sem fios capaz de ativar fotofármacos por controlo remoto, permitindo tratar dor de forma precisa e personalizada, minimizando efeitos adversos dos opiáceos.

Cleptomania

Alberto Lopes – neuropsicólogo/hipnoterapeuta

“Se tocam numa mulher, respondemos todas”

Contra a misoginia organizada ‘online’, o neomachismo e toda a violência sobre as mulheres, elas recusam o silêncio, usam as redes sociais para expor agressores e formaram um exército de resistência feminina: “Se tocam numa, respondemos todas”.

Pipeta Revolucionária Ativa Neurónios Individuais com Precisão Iónica

Investigadores da Universidade de Linköping desenvolveram uma pipeta inovadora que ativa neurónios individuais através da libertação precisa de iões, sem perturbar o ambiente extracelular. A técnica revelou dinâmicas complexas entre neurónios e astrócitos, abrindo portas a tratamentos de precisão para doenças como a epilepsia.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights