Brasil confirma um caso de gripe aviária de ‘alta patogenicidade’

17 de Maio 2025

O Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil confirmou hoje a deteção do vírus da gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP) numa unidade de criação de aves para comercialização, na cidade de Montenegro, estado do Rio Grande do Sul.

Num comunicado, o Ministério salientou que este é o primeiro foco de gripe aviária de alta patogenicidade detetado em sistema de avicultura comercial no Brasil, o maior exportador de carne de frango do mundo, e lembrou que desde 2006 ocorre a circulação global do vírus, principalmente na Ásia, África e no norte da Europa.

“As medidas de contenção e erradicação do foco previstas no plano nacional de contingência já foram iniciadas e visam não somente debelar a doença, mas também manter a capacidade produtiva do setor, garantindo o abastecimento e, assim, a segurança alimentar da população”, lê-se no comunicado.

O Ministério da Agricultura informou que já comunicou às entidades das cadeias produtivas envolvidas, à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), aos Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente, bem como aos parceiros comerciais do Brasil.

O comunicado também alertou que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos.

“A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo. O risco de infeções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo e, na sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contacto intenso com aves infetadas (vivas ou mortas)”, destacou.

De acordo com o Governo brasileiro, várias medidas foram tomadas ao longo dos anos para evitar a disseminação da gripe aviária na indústria avícola comercial do país.

Entre essas medidas, o comunicado cita a monitorização de aves silvestres, a vigilância epidemiológica na avicultura comercial e de subsistência, a capacitação contínua de técnicos dos serviços veterinários públicos e privados, além de iniciativas de educação sanitária e controles nos pontos de entrada de animais e seus produtos derivados no Brasil.

Em junho de 2023, o governo brasileiro relatou a deteção do primeiro caso de gripe aviária no país em uma ave de criação, no município de Serra, no estado do Espírito Santo, somando-se a outros 52 surtos detetados em aves selvagens em sete estados naquele ano.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

DE-SNS impõe limites à cirurgia fora de horas em dermatológica

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde instruiu hoje os hospitais para que garantam maior racionalidade nos serviços de dermatologia, limitando a realização de cirurgias fora de horário normal a casos oncológicos ou benignos muito prioritários.

APCCEREBRO lança corrida “5KM pelo teu Cérebro” para sensibilizar para os tumores cerebrais

A Associação Portuguesa do Cancro no Cérebro (APCCEREBRO), em parceria com o RunAway Club de Coimbra, promove, no próximo dia 22 de junho, às 10h00, a corrida solidária “5KM pelo teu Cérebro”, uma iniciativa que pretende mobilizar cidadãos de todo o país para a consciencialização sobre os tumores cerebrais: uma doença ainda pouco falada, mas com profundo impacto na vida de quem é diagnosticado e na das suas famílias.

Médicos Dentistas querem que Governo regularize carreira no SNS

A Ordem dos Médicos Dentistas saudou hoje o programa do Governo por dar prioridade à saúde oral através do alargamento da cobertura dos cheques-dentista, mas lamentou que ainda falta regularizar a carreira profissional no SNS.

MAIS LIDAS

Share This