Universidade Católica lança três novos mestrados em Enfermagem em Lisboa e no Porto

19 de Maio 2025

A Universidade Católica Portuguesa vai lançar, no ano letivo 2025/2026, três novos mestrados em Enfermagem, nas áreas Médico-Cirúrgica, Saúde Infantil e Pediátrica e Comunitária, com edições em Lisboa e no Porto, apostando numa formação inovadora e multidisciplinar para responder às exigências do setor da saúde.

A Universidade Católica Portuguesa anunciou o lançamento de três novos mestrados em Enfermagem, que arrancam em setembro de 2025, com turmas em Lisboa e no Porto. As novas ofertas formativas abrangem as áreas de Enfermagem Médico-Cirúrgica, Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, e Enfermagem Comunitária, respondendo à crescente necessidade de especialistas altamente qualificados no setor da saúde.

Estes mestrados distinguem-se por um plano curricular inovador, que alia uma forte componente teórica, baseada na melhor evidência científica, a uma abordagem prática e multidisciplinar. Os estudantes terão acesso a formação avançada em contextos clínicos reais, promovendo o desenvolvimento de competências essenciais para a prestação de cuidados diferenciados e de elevada qualidade.

A aposta da Universidade Católica nestes programas reflete o compromisso com a valorização da Enfermagem enquanto profissão e ciência, preparando os enfermeiros para os desafios da prática clínica e para um impacto positivo no sistema de saúde. A investigação desenvolvida nestes cursos integra-se na “Nursing Research Platform” do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS), e a extensão universitária materializa-se em projetos de impacto social sediados no Centro de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa (CEC).

Com esta nova oferta formativa, as Escolas de Enfermagem da Católica reforçam a tradição de inovação e liderança na formação de profissionais de saúde, dotando os futuros enfermeiros de competências especializadas para responder a contextos cada vez mais complexos e exigentes do sistema de saúde nacional.

PR/HN/MM

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Isabel de Santiago: servir sem barreiras na saúde

Em entrevista ao HealthNews após receber o 1º Prémio do Concurso de Ideias – Literacia sobre o SNS da Fundação para a Saúde, Isabel de Santiago — docente da Faculdade de Medicina de Lisboa e criadora do “Minuto Azul Saúde” — desvenda como o programa superou barreiras institucionais e pressões setoriais para democratizar a literacia médica e da população em geral, o seu público de excelência. Com linguagem acessível e parcerias como o Infarmed e a RTP, o projeto atinge populações vulneráveis em Portugal, África e diásporas, priorizando o cidadão sobre interesses comerciais. “Servir, nunca servir-nos”, define a investigadora.

MAIS LIDAS

Share This