Parceria reforçada: APPACDM de Coimbra garante instalações por 30 anos no Hospital-Escola Rovisco Pais

20 de Maio 2025

A ULS de Coimbra renovou um protocolo com a APPACDM, cedendo instalações no Centro Rovisco Pais por 30 anos, reforçando a integração social de pessoas com deficiência e viabilizando projetos de reabilitação e apoio clínico.

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão com Deficiência Mental (APPACDM) de Coimbra assinaram, esta terça-feira, um novo protocolo que garante à APPACDM a cedência, por 30 anos, de uma vasta área de instalações no Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais. O acordo visa potenciar o desenvolvimento das atividades sociais da APPACDM, incluindo a promoção do empreendedorismo social, a dinamização de colónias de férias e projetos agrícolas, bem como a prestação de serviços de suporte à inclusão de pessoas com deficiência mental.

A renovação do protocolo, agora revista e alargada, permitirá à APPACDM recorrer a fundos estruturais para reabilitação dos edifícios e financiamento das suas atividades, consolidando a sustentabilidade da instituição. O apoio clínico da ULS de Coimbra aos utentes da APPACDM será reforçado, garantindo respostas integradas de saúde e bem-estar.

A colaboração entre as duas entidades não se limita à cedência de espaço, estando já em curso o delineamento de novas medidas de apoio efetivo à população com deficiência. A APPACDM poderá ainda celebrar acordos de cooperação com o Estado, assegurando financiamento para as suas valências e para a criação de novas estruturas de apoio.

A ULS de Coimbra, que integra oito unidades hospitalares e vinte e seis centros de saúde, destaca-se a nível nacional pela prestação de cuidados integrados, ensino médico avançado, investigação clínica e inovação, mantendo um compromisso com a melhoria contínua da saúde e inclusão social da comunidade.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Isabel de Santiago: servir sem barreiras na saúde

Em entrevista ao HealthNews após receber o 1º Prémio do Concurso de Ideias – Literacia sobre o SNS da Fundação para a Saúde, Isabel de Santiago — docente da Faculdade de Medicina de Lisboa e criadora do “Minuto Azul Saúde” — desvenda como o programa superou barreiras institucionais e pressões setoriais para democratizar a literacia médica e da população em geral, o seu público de excelência. Com linguagem acessível e parcerias como o Infarmed e a RTP, o projeto atinge populações vulneráveis em Portugal, África e diásporas, priorizando o cidadão sobre interesses comerciais. “Servir, nunca servir-nos”, define a investigadora.

MAIS LIDAS

Share This