ULS Amadora/Sintra lança projeto com atividades ao ar livre para o bem-estar das crianças

22 de Maio 2025

A Unidade Local de Saúde Amadora/Sintra e a Escola Nacional de Saúde Pública anunciaram hoje a criação de um projeto para promover a saúde mental de crianças através de atividades de contacto com a natureza e o meio aquático.

Inicialmente e segundo um comunicado da ULS Amadora/Sintra, será implementada na Unidade de Saúde Familiar Conde da Lousã, o primeiro projeto nacional de prescrição social especificamente direcionado à população infantojuvenil, entre os 6 e os 12 anos, e suas famílias.

Citado em comunicado, o diretor clínico para os cuidados de saúde primários da ULS Amadora/Sintra, Mário Machado Cruz, explicou que esta iniciativa de prescrição social para crianças e respetivas famílias permitirá atuar sobre fatores sociais determinantes na saúde da população.

Para Beatriz Parreira, médica de família e membro da equipa responsável pela concretização do projeto, citada no mesmo comunicado, “este projeto tem potencial para melhorar a saúde, o bem-estar, a aquisição de hábitos saudáveis, como atividade física e alimentação”.

A assistente social Anabela Sousa, que também faz parte da equipa, citada na nota, disse que a iniciativa “potencia o sentido de pertença e melhora a coesão social, reduz desigualdades sociais e promove comunidades mais solidárias e resilientes”.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Contar a Estória do SNS: Encontro marcado para 25 de junho no ISCSP

No próximo dia 25 de junho, pelas 14h30, o Auditório Adriano Moreira, no ISCSP – ULisboa, recebe uma iniciativa dedicada ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) e às suas muitas estórias. Sob o mote “Vamos contar uma estória”, o evento convida todos a refletir sobre o impacto do SNS na vida dos portugueses – ontem, hoje e no futuro. Mais do que uma estrutura, o SNS é feito de pessoas, experiências e valores. São essas narrativas, silenciosas mas marcantes, que se pretende ouvir e partilhar.

Centro de Endoscopia Avançada marca nova etapa no tratamento da obesidade

O Centro de Endoscopia Avançada Carlos Moreira da Silva – ULSM iniciou uma nova etapa no tratamento da obesidade com a introdução de novas técnicas endoscópicas minimamente invasivas, com destaque para a gastroplastia endoscópica, também conhecida como o endosleeve, e o TORe, para redução de anastomose gastrojejunal após bypass gástrico, em caso de ganho de peso recorrente.

MAIS LIDAS

Share This