A intervenção envolveu a colocação de um distrator externo e foi planejada com recurso a tecnologia tridimensional personalizada. A cirurgia foi efetuada numa jovem de 16 anos com Síndrome de Crouzon, uma doença genética rara que causa múltiplas malformações craniofaciais, afetando funções respiratórias e a harmonia facial. O procedimento durou cerca de 12 horas e foi bem-sucedido.
Segundo Leonor Barroso, Diretora do Serviço de Cirurgia Maxilo-Facial da ULS de Coimbra, a cirurgia permitiu mobilizar o esqueleto facial e aplicar um sistema de distração osteogénica externa, com precisão aumentada graças ao planeamento digital tridimensional, que possibilitou definir o avanço ósseo necessário e adaptar os dispositivos de fixação à morfologia da paciente.
Alexandre Lourenço, Presidente do Conselho de Administração da ULS de Coimbra, destacou que o sucesso desta cirurgia complexa representa um marco assistencial para a ULS, reforçando a capacidade da instituição para oferecer cuidados diferenciados e altamente especializados em cirurgia maxilo-facial pediátrica, evitando que os pacientes precisem de tratamento no estrangeiro. O Presidente também elogiou a equipa pelo feito técnico e humano, ressaltando o compromisso do Serviço Nacional de Saúde com a inovação, excelência assistencial e progresso científico.
A ULS de Coimbra é uma instituição dedicada a cuidados de saúde integrados e de elevada qualidade, composta por oito unidades hospitalares e vinte e seis centros de saúde. Tem um forte compromisso com a inovação e qualidade, contribuindo significativamente para o desenvolvimento da prestação de cuidados de saúde, ensino médico, investigação e inovação. É a entidade com maior volume de doentes padrão, maior número de centros nacionais de referência e participação em redes europeias de referência. Além disso, possui o maior programa nacional de formação médica avançada e destaca-se pela produção científica e captação de financiamentos competitivos
NR/PR/HN
0 Comments