Logotipo

Unidade Local de Saúde de Braga reclama estatuto de “universitária”

5 de Julho 2025

O presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga, Américo Afonso, sublinhou hoje que a instituição reúne “todos os requisitos legais, técnicos e científicos” para ser formalmente reconhecida como “universitária”.

Falando no Hospital de Braga, na abertura de um seminário sobre Humanização em Saúde e dirigindo-se de forma especial ao diretor executivo do SNS, Américo Afonso disse que a ULS que dirige está preparada para ser “universitária”.

“A ULS Braga reúne hoje, de forma clara a inequívoca, todos os requisitos legais, técnicos e científicos para ser formalmente reconhecida como Unidade Local de Saúde Universitária (…). Estamos preparados para isso e estamos prontos para continuar a construir um SNS mais forte, mas próximo e mais humanizado”, afirmou.

Lembrou que a ULS Braga participa “ativamente” na formação de cerca de 1.800 profissionais de saúde por ano, contando também com um ecossistema de investigação “consolidado”, com mais de 500 investigadores.

Recebe mais de 40% dos ensaios clínicos de todas as fases realizados em Portugal.

Por isso, considerou que aquela ULS, “na prática”, já é universitária.

“Temos todas as valências de uma ULS central, colaboramos estreitamente com uma das escolas médicas mais conceituadas do país – a Escola de Medicina da Universidade do Minho – e contribuímos de forma significativa para o avanço do conhecimento em saúde e para a valorização do SNS”, disse ainda.

Para Américo Afonso, estes dados são “expressão concreta de um projeto académico, assistencial e científico maduro”.

“Uma ULS Universitária é, acima de tudo, uma alavanca para fixar talento, atrair ciência, gerar inovação e garantir cuidados mais humanos, mais personalizados e mais preparados para os desafios do futuro”, rematou.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Levantada interdição a banhos na Praia da Vieira

A interdição a banhos na Praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande, foi hoje levantada, após as análises confirmarem a qualidade da água do mar, disse à Lusa o presidente da autarquia.

SNS prevê para hoje cinco urgências encerradas

Cinco urgências de ginecologia e obstetrícia e de pediatria vão estar hoje encerradas em Portugal continental, de acordo com as escalas publicadas no portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights