Logotipo

Descoberta sobre NAD+ abre caminho para travar envelhecimento acelerado

6 de Julho 2025

Investigadores da Universidade de Oslo e parceiros internacionais descobriram que a reposição de NAD+ pode reverter sinais de envelhecimento precoce em células de doentes com síndrome de Werner, abrindo portas a novas terapias para doenças relacionadas com a idade.

A investigação liderada pela Dr.ª Sofie Lautrup, do Departamento de Biologia Molecular Clínica da Universidade de Oslo e do Hospital Universitário de Akershus, revelou que níveis reduzidos de NAD+ nas mitocôndrias estão associados ao envelhecimento acelerado observado na síndrome de Werner, uma doença genética rara que provoca envelhecimento precoce em adultos jovens. Os doentes, frequentemente na casa dos 20 ou 30 anos, apresentam cabelos grisalhos, rugas e doenças típicas da velhice, devido a alterações profundas no metabolismo celular.

Segundo a Dr.ª Lautrup, “descobrimos que uma das razões para este envelhecimento acelerado é a diminuição dos níveis de NAD+ nas mitocôndrias, as centrais energéticas das células”. A equipa analisou células de doentes com síndrome de Werner e verificou, pela primeira vez, que estas apresentam níveis significativamente mais baixos de NAD+ em comparação com indivíduos saudáveis.

O NAD+ é uma molécula essencial para a produção de energia, manutenção da saúde celular e eliminação de mitocôndrias danificadas. A sua deficiência compromete a capacidade das células de se dividirem e repararem, levando à senescência — um estado em que as células deixam de se dividir, tornando-se “células zombie”, incapazes de desempenhar as suas funções normais.

Os investigadores testaram a suplementação de NAD+ em células estaminais e da pele de doentes, observando que, em apenas 24 horas após a administração de um precursor de NAD+, houve uma reativação dos mecanismos de proliferação celular e uma redução dos marcadores de senescência. “O tratamento com NAD+ conseguiu reverter claramente estas características da doença. As células passaram a assemelhar-se mais a células saudáveis, com menos células zombie e uma desaceleração da senescência”, detalha Lautrup.

Experiências anteriores em vermes e moscas-da-fruta (Drosophila melanogaster) com modelos de síndrome de Werner demonstraram que a administração de NAD+ estimulou a proliferação de células estaminais e melhorou a função mitocondrial, prolongando a longevidade destes organismos.

Estes resultados impulsionaram o início de ensaios clínicos no Japão, centrados na síndrome de Werner e na suplementação de NAD+. “Aguardamos com expectativa os resultados. Esperamos que este estudo, aliado ao nosso trabalho anterior, abra caminho para novas terapias não só para a síndrome de Werner, mas também para outras doenças relacionadas com o envelhecimento”, afirma Lautrup.

O projeto resulta de uma colaboração entre a Universidade de Oslo, a Universidade Chinesa de Hong Kong, a Universidade Shiba no Japão, a Universidade de Bergen e outros parceiros, com o apoio da NordForsk, no âmbito de uma colaboração Japão-Noruega-Suécia.

A equipa sublinha que, embora a reposição de NAD+ mostre potencial para travar o envelhecimento celular em modelos de doença, ainda não é certo se terá o mesmo efeito no envelhecimento natural humano. Contudo, a esperança é que a compreensão do papel do NAD+ e das células zombie possa abrir novas vias para promover a longevidade e a saúde em populações envelhecidas.

Bibliografia: Lautrup, S., Zhang, S-Q., Funayama, S., Lirussi, L., Visnovska, T. et al. Decreased mitochondrial NAD+ in WRN deficient cells links to dysfunctional proliferation. Aging. 2025. https://doi.org/10.18632/aging.206236
Fang Evandro mfl.: NAD+ augmentation restores mitophagy and limits accelerated aging in Werner syndrome. Nature Communications, 2019. Doi.org/10.1038/s41467-019-13172-8

NR/HN/AlphaGalieleo

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Nascimentos aumentam no primeiro semestre do ano

O número de nascimentos subiu no primeiro semestre deste ano, quando foram rastreados 42.250 recém-nascidos, mais 966 do que no período homólogo, segundo dados baseados no “teste do pezinho”.

PS acusa PSD de obstaculizar audição da ministra da Saúde e impedir escrutínio parlamentar

O PS acusa o PSD de obstaculizar uma audição da ministra da Saúde, considerando que está a “sonegar” a capacidade de escrutínio da Assembleia da República e a pôr em jogo a qualidade da democracia parlamentar. Em declarações aos jornalistas na Assembleia da República, o líder parlamentar do PS, Eurico Brilhante Dias, salientou que o seu partido, Chega e IL tinham pedido, “perante a confusão reinante na saúde em Portugal”, a audição parlamentar urgente de Ana Paula Martins, que foi aprovada em 02 de julho.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights