PSD vai viabilizar pela abstenção inquérito proposto pela IL sobre INEM

9 de Julho 2025

O líder parlamentar do PSD anunciou hoje que o partido irá abster-se na proposta da IL para abertura de uma comissão parlamentar de inquérito sobre a situação do INEM, o que significará a sua aprovação.

Hugo Soares transmitiu esta posição à Lusa e à SIC à entrada para a apresentação do candidato da coligação PSD/CDS-PP à Câmara Municipal de Odivelas, Marco Pina.

Na semana passada, o Chega já tinha anunciado o voto a favor da iniciativa da IL, tal como hoje o PCP, o que perfaz 72 votos a favor. Com a abstenção do PSD, mesmo que os restantes partidos, incluindo o PS, votassem contra, a aprovação do inquérito estará garantida.

O líder parlamentar do PSD começou por considerar que se esteja “a banalizar o instrumento da Comissão Parlamentar de Inquérito”.

“Esta legislatura tem cerca de um mês e creio que já vamos para o terceiro projeto de Comissão Parlamentar de Inquérito. E isso não é bom para as instituições”, referiu.

No entanto, Hugo Soares salientou que “não será pelo PSD que essa comissão de inquérito não se realizará”.

“Do ponto de vista do PSD, se for uma intenção do parlamento que essa Comissão Parlamentar de Inquérito possa apurar aquilo que tem sido o desinvestimento no INEM durante vários anos sucessivos, o abandono do INEM durante vários anos sucessivos, e se puder fazer até o paralelo com aquilo que foi o investimento que se fez no INEM no último ano, eu creio que essa Comissão Parlamentar de Inquérito pode então ter razão de ser”, disse.

“Por isso, nós, com a abstenção, viabilizaremos a Comissão Parlamentar de Inquérito, que a IL propõe”, disse.

Hugo Soares foi ainda questionado sobre a fuga da prisão de Alcoentre de mais dois reclusos, entretanto recapturados, mas remeteu explicações para os futuros relatórios que serão elaborados.

“Eu gosto de puxar por aquilo que é mais positivo nestas circunstâncias. E eu queria mesmo cumprimentar as nossas forças e os serviços de segurança, os órgãos de polícia criminal como a Polícia Judiciária, que de um dia para o outro, após mais uma fuga, conseguiram mais uma vez capturar os reclusos que fugiram”, salientou.

Hugo Soares disse querer transmitir aos portugueses “um sentimento de muita confiança” nas forças e serviços de segurança.

“A fuga aconteceu ontem e passadas poucas horas os reclusos estavam de novo no sítio onde deviam estar e eu queria por isso cumprimentar as forças e os serviços de segurança”, reiterou.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights