Urgência básica de Algueirão-Mem Martins suspensa devido à transferência para novo hospital

9 de Julho 2025

A urgência básica de Algueirão–Mem Martins vai ser temporariamente suspensa a partir da 01:00 de quinta-feira, devido à transferência de serviços para o novo hospital de Sintra, anunciou hoje a Unidade Local de Saúde Amadora-Sintra.

“Esta suspensão tem como objetivo garantir uma transição segura, eficaz e coordenada de todos os serviços e equipas para as novas instalações, assegurando a continuidade dos cuidados de saúde com qualidade e segurança”, adiantou a unidade de saúde em comunicado.

A ULS adiantou ainda que, durante o período de suspensão da atividade, os utentes poderão recorrer, em situações de urgência, ao Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, que “assegurará a resposta assistencial necessária”.

O Amadora-Sintra apelou ainda aos utentes para que, antes de se deslocarem a qualquer unidade de saúde, liguem para a SNS 24, um contacto que “permite que seja corretamente encaminhado e evita deslocações e tempos de espera desnecessários”.

O comunicado salientou também que a abertura do novo Serviço de Urgência do Hospital de Sintra “representa um marco fundamental na melhoria dos cuidados de saúde na região”.

O novo hospital, que começou a ser construído em 2021, está situado no Casal da Cavaleira, freguesia de Algueirão-Mem Martins, com área coberta de 10.500 metros quadrados e descoberta de 49.000 m2, representando um investimento da Câmara Municipal de Sintra superior a 62 milhões de euros que irá beneficiar 400 mil utentes.

Conta com serviço de ambulatório, consultas externas e exames, unidade de saúde mental, medicina física de reabilitação, central de colheitas e os meios complementares de diagnóstico e terapêutica, unidade de cirurgia de ambulatório com bloco de cirurgia e recobro.

Dispõe também de um serviço de urgência básica para servir cerca 60 mil urgências, cerca de metade das realizadas no Hospital Amadora-Sintra, de uma Unidade de Convalescença com 60 camas, farmácia, unidade de esterilização e ainda um espaço para ensino e formação.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Anabela Oliveira: “Doença de Gaucher pode ter um amplo espetro de apresentações”

Num exclusivo ao HealthNews, a Dra. Anabela Oliveira, especialista em Medicina Interna do Hospital de Santa Maria, esclarece os contornos da doença de Gaucher. Uma patologia rara e hereditária, caracterizada pela deficiência de uma enzima, que provoca a acumulação de gorduras no organismo. Com um amplo espetro de manifestações e um diagnóstico por vezes tardio, a médica detalha os sinais de alerta, o acompanhamento multidisciplinar e os avanços terapêuticos que têm melhorado a qualidade de vida dos doentes

Fundação para a Saúde lança Manifesto contra centralização do acesso à doença aguda através da Linha SNS24

A Fundação para a Saúde divulgou um Manifesto intitulado “Sobre os serviços e cuidados de saúde a que temos direito”, que alerta para a crescente centralização da gestão do acesso aos cuidados de saúde em caso de doença aguda através da Linha SNS24, fenómeno que, segundo o documento, desvirtua o papel tradicional dos centros de saúde e do conceito de proximidade no Serviço Nacional de Saúde (SNS) português. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights