Campanha nacional ajuda os portugueses a conhecerem o seu risco cardiovascular

10 de Julho 2025

A Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC), em parceria com a Novartis, acaba de lançar a campanha nacional de consciencialização com o mote “55 é a sua linha vermelha”. O objetivo é capacitar os portugueses para conhecerem o seu risco cardiovascular, sublinhando a importância do controlo rigoroso do colesterol LDL, vulgarmente conhecido como “colesterol mau”, especialmente em pessoas que já sofreram um ataque cardíaco.

A campanha disponibiliza uma plataforma online gratuita onde qualquer pessoa pode avaliar o seu risco cardiovascular através do preenchimento de um questionário rápido, aceder a informação credível e aprender a interpretar corretamente os resultados das análises ao sangue.

“É fundamental que os doentes, em especial os que já sofreram um enfarte agudo do miocárdio, estejam informados e conscientes de que o controlo rigoroso do colesterol LDL pode salvar-lhes a vida. A cada 15 minutos, morre uma pessoa por doença cardiovascular em Portugal e cerca de uma em cada quatro pessoas que sofreram um primeiro episódio volta a ter outro nos dois anos seguintes. Manter o colesterol LDL abaixo dos 55 mg/dl é uma das formas mais eficazes de reduzir esse risco”, explica Carlos Morais, vice-presidente médico da FPC.

Neste verão, a FPC e a Novartis deixam um apelo a todos os doentes cardiovasculares. “Com as férias, temos tendência a desleixar os cuidados com a saúde. Mas, em especial, quem já teve um evento cardíaco não pode facilitar. Aproveite este tempo para conhecer o seu risco cardiovascular e estar mais consciente da sua saúde. Cuidar de si nas férias é cuidar do seu coração!”, reforça Carlos Morais.

Para apoiar os doentes neste processo, o website disponibiliza também um guia informativo gratuito com orientações práticas para preparar a consulta médica e manter o plano de tratamento. O guia incentiva ainda à monitorização da tensão arterial, ao registo de sintomas e à organização da documentação clínica essencial.

Se tem dúvidas sobre como se preparar para uma consulta, quer saber mais sobre o seu risco cardiovascular ou como interpretar os resultados das análises, visite a página da campanha através do seguinte link: www.55linhavermelha.pt .

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Anabela Oliveira: “Doença de Gaucher pode ter um amplo espetro de apresentações”

Num exclusivo ao HealthNews, a Dra. Anabela Oliveira, especialista em Medicina Interna do Hospital de Santa Maria, esclarece os contornos da doença de Gaucher. Uma patologia rara e hereditária, caracterizada pela deficiência de uma enzima, que provoca a acumulação de gorduras no organismo. Com um amplo espetro de manifestações e um diagnóstico por vezes tardio, a médica detalha os sinais de alerta, o acompanhamento multidisciplinar e os avanços terapêuticos que têm melhorado a qualidade de vida dos doentes

Fundação para a Saúde lança Manifesto contra centralização do acesso à doença aguda através da Linha SNS24

A Fundação para a Saúde divulgou um Manifesto intitulado “Sobre os serviços e cuidados de saúde a que temos direito”, que alerta para a crescente centralização da gestão do acesso aos cuidados de saúde em caso de doença aguda através da Linha SNS24, fenómeno que, segundo o documento, desvirtua o papel tradicional dos centros de saúde e do conceito de proximidade no Serviço Nacional de Saúde (SNS) português. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights