Novo inquérito nacional visa melhorar apoio a mulheres com cancro da mama

10 de Julho 2025

A Associação EVITA lançou um questionário nacional dedicado ao risco de recorrência do cancro da mama, numa iniciativa apoiada pela Associação Careca Power e pela farmacêutica Novartis. 

O projeto, intitulado “As mulheres portuguesas e o cancro da mama”, é dirigido a todas as mulheres que tenham experiência com a doença, bem como àquelas que nunca foram diagnosticadas, mas que desejam contribuir para o aprimoramento da informação, do apoio e dos serviços relacionados com esta área.

O questionário, anónimo e com uma duração aproximada de dez minutos, tem como objetivo recolher dados essenciais que irão fundamentar futuras campanhas de sensibilização, programas de prevenção e estratégias de apoio às doentes e às suas famílias. A iniciativa pretende ainda melhorar a compreensão e a comunicação sobre o cancro da mama em Portugal, abordando um tema considerado delicado e pouco discutido: o risco de recorrência.

A Associação EVITA, que apoia indivíduos e famílias afetadas por cancro hereditário, realça a importância de ouvir as mulheres diretamente envolvidas para construir soluções práticas que desconstruam mitos e melhorem a qualidade de vida das doentes. A Careca Power, movimento que promove a autoestima e combate estigmas associados ao cancro, associa-se a este esforço, enquanto a Novartis contribui com a sua experiência em medicamentos inovadores que visam melhorar e prolongar a vida das pessoas.

O questionário está disponível online e pretende ser uma ferramenta não só de recolha de dados, mas também de escuta ativa, que permita desenvolver estratégias nacionais eficazes no acompanhamento clínico e no apoio emocional às mulheres afetadas pelo cancro da mama.

NR/PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Tempestade Cláudia obriga a medidas de precaução na Madeira

A depressão Cláudia, estacionária a sudoeste das ilhas britânicas, vai afetar o arquipélago da Madeira com ventos fortes, aguaceiros e agitação marítima significativa. As autoridades regionais de Proteção Civil emitiram recomendações para minimizar riscos, incluindo a desobstrução de sistemas de drenagem e evitar zonas costeiras e arborizadas

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Unicorn Factory Lisboa lança novo ‘hub’ de saúde no Rossio

 A Unicorn Factory Lisboa lançou esta quinta-feira um novo ‘hub’ no Rossio, em Lisboa, dedicado à saúde em parceria com empresas, hospitais e universidades e criando 56 postos de trabalho, avançou hoje a Unicorn Factory.

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights