Santa Casa cria “Via Verde” para saúde oral de 1.200 crianças com paralisia cerebral

10 de Julho 2025

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa criou uma “Via Verde” que garante acesso direto a cuidados de saúde oral para cerca de 1.200 crianças e jovens com paralisia cerebral do CRPCCG, sem lista de espera, reforçando a inclusão.

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa implementou uma “Via Verde” na área da saúde oral, destinada a cerca de 1.200 crianças e jovens até aos 18 anos acompanhados pelo Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian (CRPCCG). Esta medida assegura a referenciação direta ao Serviço Odontopediátrico de Lisboa (SOL), sem lista de espera e independentemente da gravidade da patologia neuromotora, numa lógica de complementaridade ao Serviço Nacional de Saúde (SNS).

A iniciativa resulta da articulação entre o CRPCCG e o SOL, duas respostas da própria Santa Casa, e visa garantir uma resposta especializada e adaptada às necessidades clínicas complexas destas crianças e jovens. Para situações que exijam anestesia geral, os tratamentos serão realizados no bloco operatório do Hospital Ortopédico de Sant’ana, também pertencente à Misericórdia de Lisboa. Em alternativa, poderá ser feita referenciação direta ao Hospital de Santa Maria (ULSSM), com quem existe protocolo de cooperação.

Segundo André Brandão de Almeida, administrador da Santa Casa responsável pela área da saúde, esta colaboração “permitirá um acesso mais célere a consultas e tratamentos e uma abordagem mais coordenada e humanizada”. O responsável destaca ainda a promoção de projetos de literacia em saúde oral dirigidos a pais e cuidadores, fundamentais para reforçar competências e promover a autonomia das famílias.

O SOL, inaugurado a 20 de agosto de 2019, presta cuidados gratuitos de saúde oral a todas as crianças e jovens do concelho de Lisboa até aos 18 anos, independentemente da condição económica ou social. A sua equipa multidisciplinar atua em áreas como odontopediatria, ortodontia, endodontia, cirurgia oral e medicina dentária preventiva, utilizando equipamentos e tecnologias diferenciadas. Desde a sua criação, o SOL já atendeu 22.168 utentes de 76 nacionalidades, realizou 168.050 consultas, 9.595 tratamentos cirúrgicos, 22.162 tratamentos restauradores, 155.759 tratamentos de medicina dentária preventiva e colocou 2.925 aparelhos ortodônticos.

O CRPCCG é um centro de referência nacional para a paralisia cerebral e outras situações neuromotoras e neurodegenerativas, com uma equipa multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, terapeutas da fala, psicólogos, educadores, professores e assistentes sociais. Acompanha cerca de 1.200 pessoas por ano, prestando também apoio às famílias e desenvolvendo projetos em parceria com instituições nacionais e internacionais.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

A formação da opinião está a ser comandada por algoritmos

O advogado Adolfo Mesquita Nunes afirma, em entrevista à Lusa, que o processo de formação de opinião já não está a ser mediado por jornais, televisão ou amigos, mas por algoritmos, ou seja, tornou-se mais passivo.

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights