Médicos cubanos atendem mais de 500 pacientes em hospital de Maputo

20 de Julho 2025

Médicos cubanos atenderam hoje mais de 500 pacientes no Hospital Provincial da Matola, nos arredores de Maputo, sul de Moçambique, num projeto de cooperação sanitária entre os dois países.

“É para nós uma grande satisfação estarmos juntos nesta grande missão, que é brindar saúde para todo o nosso povo moçambicano”, disse o representante da missão médica de Cuba, Erick Gonzalez, durante um evento dedicado ao setor da saúde, organizado naquela unidade hospitalar.

Durante o evento, foram oferecidas consultas gratuitas nas áreas de pediatria, ortopedia, fisioterapia, dermatologia, nutrição, além de ginecologia e cardiologia, entre outras especialidades médicas.

Em causa estão os 50 anos de cooperação entre Havana e Maputo, relação estabelecida por Samora Machel, primeiro Presidente moçambicano, e o seu homólogo cubano, Fidel Castro, após a proclamação da independência, em 25 de junho de 1975.

Para a diretora do Hospital Provincial da Matola, Ana Rodrigues, a entrega, competência e espírito de colaboração destes profissionais de saúde reforça a capacidade técnica daquela unidade, além de enriquecer a cultura de serviços humanizados nas unidades de saúde.

“Através desta feira de saúde, reiteramos o nosso compromisso para a promoção de saúde, a prevenção de doenças e o acesso universal dos cuidados de qualidade. Esta feira é também uma forma de homenagear e dar visibilidade ao impacto concreto da cooperação Moçambique-Cuba, no quotidiano dos nossos serviços”, afirmou a representante.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Portugal, no documento “O Estado da Saúde Cardiovascular na União Europeia”: Baixa Mortalidade, mas Fatores de Risco Persistem

O relatório da OCDE “O Estado da Saúde Cardiovascular na UE”, tornado público hoje, analisa os padrões da doença na Europa. Portugal surge com uma mortalidade por doenças circulatórias das mais baixas do continente, um sucesso que se manteve mesmo durante a pandemia. No entanto, o país ainda enfrenta desafios significativos, como a gestão da diabetes, o consumo de álcool e a mortalidade prematura, especialmente entre os homens

Doenças cardiovasculares custam 282 mil milhões de euros à União Europeia

A União Europeia enfrenta um desafio significativo com as doenças cardiovasculares (DCV), que continuam a ser a principal causa de morte e incapacidade no território comunitário. Um relatório recentemente divulgado, antecedendo o lançamento do Plano Corações Seguros, revela que estas doenças são responsáveis por um terço de todas as mortes anuais na UE e afetam mais de 60 milhões de pessoas.

Universidade Católica Portuguesa lança curso pioneiro em Medicina do Sono Pediátrico

A Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa (FM-UCP) vai iniciar a primeira edição de um curso avançado dedicado ao estudo e prática clínica do sono na infância, uma formação pioneira em Portugal. O curso, que arranca a 16 de janeiro, será ministrado em formato b-learning e em inglês, com um carácter internacional.

Ordem dos Nutricionistas cria Fundo de Apoio à Formação para profissionais desempregados

A Ordem dos Nutricionistas lançou, pela primeira vez, um Fundo de Apoio à Formação destinado a apoiar os profissionais de nutrição que se encontrem em situação de desemprego. Esta iniciativa surge no âmbito do Dia do Nutricionista, celebrado a 14 de dezembro, e tem como objetivo possibilitar a aquisição de ferramentas que promovam uma prática profissional atualizada e baseada na evidência científica.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights