ULS Amadora-Sintra conta com 63 novos médicos e novo hospital vai ser reforçado em agosto

24 de Julho 2025

A Unidade Local de Saúde (ULS) Amadora-Sintra tem 63 novos médicos para a área hospitalar e o novo Hospital de Sintra vai ter um reforço de pelo menos mais três clínicos no início de agosto.

A informação foi avançada hoje à Lusa pela ULS, que integra o Hospital Fernando Fonseca e o novo Hospital de Sintra, construído pela câmara municipal e que foi inaugurado este mês, adiantando que têm sido contratados profissionais para essas duas unidades de saúde desde janeiro deste ano.

Segundo a mesma fonte, na área hospitalar, a ULS conta com 63 novos médicos, a que se juntam 31 novos clínicos para os cuidados de saúde primários.

Especificamente no Hospital de Sintra, a urgência básica conta com seis médicos, cinco dos quais transitaram da anterior urgência básica de Algueirão Mem-Martins, e, no início de agosto, vai dispor de um reforço de pelo menos três novos médicos, referiu a ULSAS.

Em declarações à Lusa, o diretor da urgência da ULS adiantou que, após a entrada em funcionamento do Hospital de Sintra, ainda não se sentiu um alívio da pressão das urgências do Fernando Fonseca.

“Precisamos de mais tempo para perceber isso”, referiu Luís Duarte Costa, salientando que a urgência básica do Hospital de Sintra está a registar uma maior afluência maior do que a que se verificava na unidade de Mem-Martins.

A urgência de Mem-Martins tinha uma afluência de 90 a 100 pessoas por dia no máximo e o hospital de Sintra tem agora 130 a 150 em Sintra, adiantou o médico, ao referir que este aumento era esperado com a abertura do novo hospital e que, por isso, foram reforçadas as equipas.

Luís Duarte Costa realçou ainda que a urgência do Hospital Fernando Fonseca “está completamente sobrecarregada” há cerca de 30 anos, alegando que, quando abriu, “percebeu-se rapidamente que estava subdimensionada para a população de 600 mil pessoas destes concelhos”.

Segundo disse, o “principal problema da urgência” do Amadora-Sintra é a incapacidade de “drenar os doentes” das urgências para as enfermarias, uma dificuldade que será minimizada, de forma faseada, com a capacidade instalada no Hospital de Sintra.

Em 15 de julho, no dia seguinte à inauguração, o Sindicato dos Médicos da Zona Sul (SMZS) alertou que as urgências do novo Hospital de Sintra estavam a funcionar “à custa” das equipas do Amadora-Sintra por não terem sido recrutados clínicos para a unidade inaugurada recentemente.

“O Hospital Fernando Fonseca, que já tinha as equipas muito desfalcadas, vê agravadas as dificuldades ao serem retirados médicos para a urgência do Hospital de Sintra”, adiantou a estrutura sindical em comunicado.

O Hospital de Sintra, que começou a ser construído há mais de quatro anos, está situado no Casal da Cavaleira, freguesia de Algueirão-Mem Martins, com área coberta de 10.500 metros quadrados e descoberta de 49.000 m2.

Representou um investimento de cerca de 81 milhões de euros, incluindo a construção e a aquisição de equipamentos, e vai servir cerca de 550 mil utentes.

Conta com serviço de ambulatório, consultas externas e exames, unidade de saúde mental, medicina física de reabilitação, central de colheitas e os meios complementares de diagnóstico e terapêutica, unidade de cirurgia de ambulatório com bloco de cirurgia e recobro.

Dispõe também de um serviço de urgência básica para fazer cerca 60 mil urgências, cerca de metade das realizadas no Hospital Amadora-Sintra, 60 camas de internamento, farmácia, unidade de esterilização e ainda um espaço para ensino e formação.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Chamadas para o SNS24 disparam 71% ao ano, mas taxa de atendimento cai para 75%

O serviço de atendimento telefónico SNS24 registou um crescimento anual de 71% no volume de chamadas desde 2023, ultrapassando os níveis pré-pandemia. Contudo, a capacidade de resposta não acompanhou este boom, com a taxa de chamadas atendidas a cair para 74,9%, levantando dúvidas sobre a sustentabilidade do modelo

ULSEDV Promove Primeiro Encontro Conjunto para Cuidados da Mulher e da Criança

A Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga organiza a 11 e 12 de novembro de 2025 as suas primeiras Jornadas da Saúde da Mulher e da Criança. O evento, no Europarque, em Santa Maria da Feira, visa consolidar a articulação clínica entre os hospitais e os centros de saúde da região, num esforço para uniformizar e melhorar os cuidados prestados.

Projeto “Com a Saúde Não Se Brinca” foca cancro da bexiga para quebrar estigma

A Sociedade Portuguesa de Literacia em Saúde lançou uma nova temporada do projeto “Com a Saúde Não Se Brinca” dedicada ao cancro da bexiga. Especialistas e doentes unem-se para combater o estigma em torno dos sintomas e alertar para a importância do diagnóstico atempado desta doença, que regista mais de 3.500 novos casos anuais em Portugal.

Maria Alexandra Teodósio eleita nova Reitora da Universidade do Algarve

O Conselho Geral da Universidade do Algarve elegeu Maria Alexandra Teodósio como nova reitora, com 19 votos, numa sessão plenária realizada no Campus de Gambelas. A investigadora e atual vice-reitora, a primeira mulher a liderar a academia algarvia, sucederá a Paulo Águas, devendo a tomada de posse ocorrer a 17 de dezembro, data do 46.º aniversário da instituição

Futuro da hemodiálise em Ponta Delgada por decidir

A Direção Regional da Saúde dos Açores assegura que nenhuma decisão foi tomada sobre o serviço de hemodiálise do Hospital de Ponta Delgada. O esclarecimento surge após uma proposta do BE para ouvir entidades sobre uma eventual externalização do serviço, que foi chumbada. O único objetivo, garante a tutela, será o bem-estar dos utentes.

Crómio surge como aliado no controlo metabólico e cardiovascular em diabéticos

Estudos recentes indicam que o crómio, um mineral obtido através da alimentação, pode ter um papel relevante na modulação do açúcar no sangue e na proteção cardiovascular, especialmente em indivíduos com diabetes tipo 2 ou pré-diabetes. Uma meta-análise publicada na JACC: Advances, que incluiu 64 ensaios clínicos, revela que a suplementação com este oligoelemento está associada a melhorias em parâmetros glicémicos, lipídicos e de pressão arterial, abrindo caminho a novas abordagens nutricionais no combate a estas condições

Alzheimer Portugal debate novos fármacos e caminhos clínicos em conferência anual

A Conferência Anual da Alzheimer Portugal, marcada para 18 de novembro na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, vai centrar-se no percurso que vai “Da Ciência à Clínica”. Especialistas vão analisar os avanços no diagnóstico, novos medicamentos e a articulação entre cuidados de saúde e apoio social, num evento que pretende ser um ponto de encontro para famílias e profissionais

Bayer anuncia redução significativa de marcador renal com finerenona em doentes com diabetes tipo 1

A finerenona reduziu em 25% o marcador urinário RACU em doentes renais com diabetes tipo 1, de acordo com o estudo FINE-ONE. Este é o primeiro fármaco em mais de 30 anos a demonstrar eficácia num ensaio de Fase III para esta condição, oferecendo uma nova esperança terapêutica. A segurança do medicamento manteve o perfil esperado, com a Bayer a preparar-se para avançar com pedidos de aprovação regulatória.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights