APIC promove rastreios cardíacos no Dia dos Avós em Penafiel

25 de Julho 2025

A APIC junta-se à Câmara Municipal de Penafiel para assinalar o Dia dos Avós, a 26 de julho, com rastreios cardíacos gratuitos e sensibilização para doenças valvulares. Ação inclui ecografias e distribuição de folhetos no Parque da Cidade

A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) apoia a iniciativa de saúde cardiovascular organizada pela Câmara Municipal de Penafiel, integrada no programa “Sentir Penafiel”. O evento, que decorre no Parque da Cidade a 26 de julho, Dia dos Avós, incluirá um espaço interativo onde os participantes poderão realizar ecografias cardíacas para conhecer as válvulas do seu coração. Serão ainda distribuídos folhetos informativos sobre doença valvular cardíaca, sintomas e diagnóstico precoce.

Joana Delgado Silva, presidente da APIC, reforça o objetivo: “Pretendemos sensibilizar para a prevenção e diagnóstico atempado das doenças valvulares. Vamos partilhar conhecimento para melhorar o acesso dos doentes a tratamentos adequados”. A ação insere-se na campanha “Corações de Amanhã”, iniciativa da APIC com Alto Patrocínio do Presidente da República.

Rui Campante Teles, coordenador nacional da campanha, destaca a urgência do cuidado cardíaco na terceira idade: “O envelhecimento exige atenção redobrada ao coração. Neste Dia dos Avós, é vital que as famílias estejam atentas a sintomas de alerta e garantam consultas periódicas aos mais idosos”. A estenose aórtica e a insuficiência mitral são as principais doenças valvulares abordadas.

PR/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Anabela Oliveira: “Doença de Gaucher pode ter um amplo espetro de apresentações”

Num exclusivo ao HealthNews, a Dra. Anabela Oliveira, especialista em Medicina Interna do Hospital de Santa Maria, esclarece os contornos da doença de Gaucher. Uma patologia rara e hereditária, caracterizada pela deficiência de uma enzima, que provoca a acumulação de gorduras no organismo. Com um amplo espetro de manifestações e um diagnóstico por vezes tardio, a médica detalha os sinais de alerta, o acompanhamento multidisciplinar e os avanços terapêuticos que têm melhorado a qualidade de vida dos doentes

Fundação para a Saúde lança Manifesto contra centralização do acesso à doença aguda através da Linha SNS24

A Fundação para a Saúde divulgou um Manifesto intitulado “Sobre os serviços e cuidados de saúde a que temos direito”, que alerta para a crescente centralização da gestão do acesso aos cuidados de saúde em caso de doença aguda através da Linha SNS24, fenómeno que, segundo o documento, desvirtua o papel tradicional dos centros de saúde e do conceito de proximidade no Serviço Nacional de Saúde (SNS) português. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights