Açores Implementam Novo Regime de Acolhimento Familiar para Crianças em Perigo

26 de Julho 2025

Governo Regional dos Açores publica novo regime de acolhimento familiar para crianças em perigo. Diploma define gestão centralizada de vagas e requisitos para famílias acolhedoras, alinhado com a legislação nacional.

O novo regime de acolhimento familiar para crianças e jovens em perigo entrou em vigor esta sexta-feira nos Açores, após publicação em Diário da República. A medida, proposta pelo Governo Regional liderado por José Manuel Bolieiro (PSD) e aprovada pela Assembleia Legislativa Regional, visa reforçar a proteção de menores, adaptando à região o quadro legal nacional.

O diploma sublinha a “fundamental” necessidade de concretizar o acolhimento familiar no arquipélago, atribuindo ao Instituto da Segurança Social dos Açores (ISSA) a gestão centralizada das vagas através de uma base de dados regional. Candidatos a famílias de acolhimento deverão ter mais de 25 anos e comprovar condições de habitabilidade, higiene e segurança adequadas.

A legislação determina ainda que, no prazo máximo de 60 dias, será publicada regulamentação detalhada sobre os procedimentos de candidatura, seleção, formação e avaliação das famílias, bem como as normas de atuação das instituições envolvidas. O texto integral do diploma pode ser consultado aqui.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Tempestade Cláudia obriga a medidas de precaução na Madeira

A depressão Cláudia, estacionária a sudoeste das ilhas britânicas, vai afetar o arquipélago da Madeira com ventos fortes, aguaceiros e agitação marítima significativa. As autoridades regionais de Proteção Civil emitiram recomendações para minimizar riscos, incluindo a desobstrução de sistemas de drenagem e evitar zonas costeiras e arborizadas

Carina de Sousa Raposo: “Tratar a dor é investir em dignidade humana, produtividade e economia social”

No Dia Nacional de Luta contra a Dor, a Health News conversou em exclusivo com Carina de Sousa Raposo, do Comité Executivo da SIP PT. Com 37% da população adulta a viver com dor crónica, o balanço do seu reconhecimento em Portugal é ambíguo: fomos pioneiros, mas a resposta atual permanece fragmentada. A campanha “Juntos pela Mudança” exige um Plano Nacional com metas, financiamento e uma visão interministerial. O principal obstáculo? A invisibilidade institucional da dor. Tratá-la é investir em dignidade humana, produtividade e economia social

Unicorn Factory Lisboa lança novo ‘hub’ de saúde no Rossio

 A Unicorn Factory Lisboa lançou esta quinta-feira um novo ‘hub’ no Rossio, em Lisboa, dedicado à saúde em parceria com empresas, hospitais e universidades e criando 56 postos de trabalho, avançou hoje a Unicorn Factory.

Genéricos Facilitam Acesso e Economizam 62 Milhões ao SNS em 2025

A utilização de medicamentos genéricos orais para o tratamento da diabetes permitiu uma poupança de 1,4 mil milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) nos últimos 15 anos. Só em 2025, a poupança ultrapassou os 62 milhões de euros, segundo dados divulgados pela Associação Portuguesa de Medicamentos pela Equidade em Saúde (Equalmed) no Dia Mundial da Diabetes.

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights