![]()
O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde Amadora/Sintra (ULSASI) assumiu publicamente a prioridade de reduzir os tempos de espera no Serviço de Urgência do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), reconhecendo desafios estruturais com décadas. Em comunicado desta quinta-feira, 25 de julho, a administração destacou que a abertura do Hospital de Sintra é “oportunidade única” para resolver constrangimentos e melhorar condições laborais.
Entre as medidas em curso está a integração das urgências Básica e Médico-Cirúrgica do HFF, otimizando recursos num modelo de gestão complementar. O reajustamento diário de equipas conforme a procura, o redirecionamento de casos não urgentes para o Serviço de Urgência Básica (SUB) de Sintra e a contratação de 61 profissionais para o hospital e 31 para Cuidados Primários no primeiro semestre foram reforçados. A nova coordenação conjunta das urgências do HFF e de Sintra também está em implementação.
Paralelamente, avança a criação de um Centro de Responsabilidade Integrada para urgências, inovação que promete melhorias na gestão e compensação profissional baseada em produtividade e qualidade. O Conselho admitiu que as mudanças “mexem com interesses instalados”, gerando resistências, mas reforçará o diálogo interno com médicos.
Sobre o pedido de esclarecimentos da Ordem dos Médicos, a administração realizou uma reunião esta quinta-feira, considerando a colaboração da entidade “fundamental” para soluções em prol da segurança dos utentes. O comunicado lamentou tentativas de transformar “questões técnicas em alarme social”, sublinhando que o foco deve permanecer na melhoria dos cuidados.
A ULSASI reafirmou compromisso com a modernização das urgências, garantindo trabalho “transparente e colaborativo” para cuidados eficientes na região.
PR/HN



0 Comments