Reclamações no livro eletrónico baixam 9,7% até junho para perto de 100 mil

28 de Julho 2025

O Livro de Reclamações Eletrónico recebeu 99.626 reclamações entre janeiro e junho, menos 9,7% que em igual período do ano passado, com o setor das comunicações a liderar, divulgou hoje a Direção-Geral do Consumidor.

No primeiro semestre de 2024, o número de reclamações recebidas no livro eletrónico atingiu 110.268.

O setor das comunicações, que tem como regulador a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) lidera, com 31.405 reclamações, embora registe “uma redução significativa de 33,7%” face aos primeiros seis meses do ano passado.

“Dentro deste setor, 66,1% das reclamações dizem respeito a comunicações eletrónicas e 32,6% a serviços postais”, lê-se no comunicado.

No comércio a retalho e serviços, fiscalizado pela Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), “registaram-se 30.145 reclamações, um aumento de 30%, comparativamente com o período homólogo”.

Neste setor, “destaca-se a comercialização e montagem de equipamentos elétricos e eletrónicos (16,8%), os hipermercados (5,7%) e o pronto-a-vestir (5,7%)”.

No setor supervisionado pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), os transportes, “foram registadas 7.477 reclamações, refletindo um aumento de 17,7% face ao mesmo período do ano anterior”.

De acordo com a Direção-Geral do Consumidor, a maioria destas queixas referiu-se ao transporte rodoviário (64,2%), seguido do ferroviário (28,2%) e do fluvial (4,4%).

Entre janeiro e junho, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) recebeu 7.414 reclamações, menos 24,3% do que em 2024.

Já o Banco de Portugal (BdP) recebeu 5.804 reclamações, o que corresponde a uma descida homóloga de 5%.

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) registou 4.713 reclamações, menos 9,7% face ao período homólogo e a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) contabilizou 3.750 reclamações, uma redução de 1,6%.

A ERS – Entidade Reguladora da Saúde recebeu 3.109 reclamações, um aumento de 20,6% face ao ano anterior, e a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) registou 1.198 reclamações, mais 24,8% em termos homólogos. O Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC) recebeu 1.156 reclamações, o que representa um aumento de 19,8%.

“Analisando estes dados na ótica dos serviços públicos essenciais, verifica-se que as comunicações eletrónicas e os serviços postais totalizaram 31.405 reclamações, os transportes (que não incluem o transporte aéreo) 7.477, a eletricidade e o gás natural 7.414 e os serviços de água e resíduos 1.198”, refere o documento.

De acordo com os dados, regista-se “uma redução nas reclamações relativas às comunicações eletrónicas e serviços postais (33,7%) e à eletricidade e gás natural (24,3 %), enquanto os setores dos transportes e da água e resíduos registaram aumentos, de 17,7% e 24,8%, respetivamente”.

No semestre em análise, “encontravam-se registados na plataforma do Livro de Reclamações Eletrónico 431.561 fornecedores de bens e prestadores de serviços”.

As reclamações foram tratadas por 35 entidades reguladoras e fiscalizadoras, que colaboram com a Direção-Geral do Consumidor e com a Imprensa Nacional – Casa da Moeda na análise e validação dos dados.

lusa/HN

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Rafaela Rosário: “A literacia em saúde organizacional pode ser muito relevante para promover a saúde em crianças”

No II Encontro de Literacia em Saúde em Viana do Castelo, a investigadora Rafaela Rosário apresentou os resultados de um estudo pioneiro desenvolvido em escolas TEIP – Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, instituições localizadas em contextos socioeconomicamente vulneráveis que recebem apoio específico do governo para combater o insucesso escolar e a exclusão social. A investigação demonstrou como uma abordagem organizacional, envolvendo professores, famílias e a própria comunidade escolar, conseguiu reverter indicadores de obesidade infantil e melhorar hábitos de saúde através de intervenções estruturadas nestes contextos desfavorecidos

RALS promove II Encontro de Literacia em Saúde

Viana do Castelo acolhe o II Encontro de Literacia em Saúde, organizado pela Rede Académica de Literacia em Saúde. O evento reúne especialistas e profissionais para debater estratégias de capacitação da população na gestão da sua saúde. A sessão de abertura contou com a presença de representantes da academia, do poder local e de instituições de saúde, realçando a importância do trabalho colaborativo nesta área

ULS da Cova da Beira celebra 15 anos com mais de 220 nascimentos através de Procriação Medicamente Assistida

O Serviço de Medicina Reprodutiva da Unidade Local de Saúde (ULS) da Cova da Beira assinala este domingo 15 anos de atividade, tendo realizado tratamentos que resultaram no nascimento de mais de 220 bebés. Esta é a única estrutura do setor público localizada no interior de Portugal com capacidade para oferecer uma resposta integrada e completa em todas as valências da Procriação Medicamente Assistida (PMA).

Coimbra intensifica campanha de vacinação com mais de 115 mil doses administradas

A Unidade Local de Saúde de Coimbra registou já 71.201 vacinas contra a gripe e 43.840 contra a COVID-19, num apelo renovado à população elegível. A diretora clínica hospitalar, Cláudia Nazareth, reforça a importância da imunização para prevenir casos graves e reduzir hospitalizações, com mais de 17 mil doses administradas apenas na última semana

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights