Canadá reforça apoio à saúde e educação em Moçambique até 2026

29 de Julho 2025

O Canadá assegurou a continuidade do apoio a Moçambique nos setores da saúde, educação e oportunidades para a juventude até 2026, com novo financiamento e reforço do combate às desigualdades, mesmo perante a redução dos recursos externos

O Canadá comprometeu-se esta terça-feira, 29 de julho, a continuar a apoiar Moçambique nos domínios da saúde, educação e políticas de emprego para jovens, mantendo-se como parceiro estratégico do país africano em 2026. Segundo um comunicado do Alto Comissariado do Canadá em Moçambique, o governo canadiano irá assumir o papel de parceiro focal do Fundo de Apoio ao Setor da Educação (FASE), possibilitando um suporte mais direcionado à educação voltada para o emprego e para as oportunidades económicas da juventude moçambicana.

A garantia surge na sequência de um encontro realizado a 21 de julho, entre a Alta Comissária do Canadá em Moçambique, Sara Nicholls, e o Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, no contexto do término da missão diplomática da responsável canadiana. Durante a reunião, foram discutidas prioridades comuns, com destaque para o reforço do acesso aos manuais escolares, a formação contínua de professores e o aumento do financiamento às escolas, numa altura em que Moçambique enfrenta uma diminuição dos recursos financeiros externos.

Ambos os governos reiteraram o interesse em colaborar na resposta a desafios sistémicos, nomeadamente o combate às uniões prematuras, à violência baseada no género, à situação de crianças afetadas por conflitos e à criação de oportunidades de emprego digno para os jovens.

No âmbito do compromisso com a igualdade de género e direitos das mulheres, o Canadá disponibilizou este mês 9,7 milhões de dólares canadianos (cerca de seis milhões de euros) para apoiar organizações feministas e consolidar a identidade feminista em Moçambique, no quadro da segunda fase do programa ALIADAS. Esta iniciativa integra-se no compromisso do Governo canadiano, através do Global Affairs Canada (GAC), com a promoção dos direitos das mulheres e da igualdade de género nos países do Sul Global.

NR/HN/Lusa

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ÚLTIMAS

Anabela Oliveira: “Doença de Gaucher pode ter um amplo espetro de apresentações”

Num exclusivo ao HealthNews, a Dra. Anabela Oliveira, especialista em Medicina Interna do Hospital de Santa Maria, esclarece os contornos da doença de Gaucher. Uma patologia rara e hereditária, caracterizada pela deficiência de uma enzima, que provoca a acumulação de gorduras no organismo. Com um amplo espetro de manifestações e um diagnóstico por vezes tardio, a médica detalha os sinais de alerta, o acompanhamento multidisciplinar e os avanços terapêuticos que têm melhorado a qualidade de vida dos doentes

Fundação para a Saúde lança Manifesto contra centralização do acesso à doença aguda através da Linha SNS24

A Fundação para a Saúde divulgou um Manifesto intitulado “Sobre os serviços e cuidados de saúde a que temos direito”, que alerta para a crescente centralização da gestão do acesso aos cuidados de saúde em caso de doença aguda através da Linha SNS24, fenómeno que, segundo o documento, desvirtua o papel tradicional dos centros de saúde e do conceito de proximidade no Serviço Nacional de Saúde (SNS) português. 

MAIS LIDAS

Share This
Verified by MonsterInsights